A Toyota revelou, nesta terça-feira (6), uma parceria com a subsidiária Hino Motors para desenvolver um caminhão elétrico com célula de combustível de hidrogênio. A companhia afirmou que pretende aplicar a estrutura do modelo Hino XL Series para desenvolver o veículo e que um protótipo deve ser apresentado no Japão no primeiro semestre de 2021.

“[O veículo] Será silencioso, agradável e poderoso e não emitirá nada além de água”, afirmou Tak Yokoo, engenheiro executivo sênior do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota, em comunicado. “Os mais de vinte anos de tecnologia de célula de combustível da Toyota, combinados com a experiência da Hino em caminhões pesados, resultarão em um produto inovador”.

A montadora não forneceu detalhes sobre as especificações de performance ou alcance do caminhão. A iniciativa, no entanto, não configura o primeiro projeto de veículos pesados movido a hidrogênio da empresa.

Como lembra a revista Forbes, no ano passado, a companhia se juntou a fabricante norte-americana Kenworth para produzir uma linha de caminhões de células de combustível, com autonomia de até 321 quilômetros por abastecimento.

publicidade

Reprodução

Caminhão elétrico T680, produzido pela Kenworth em parceria com a Toyota. Imagem: Divulgação/Kenworth

A aposta em sistemas de hidrogênio para veículos pesados, no entanto, parece uma tendência da Toyota em meio a esforços para produzir modelos livres de emissões de gases poluentes. A tecnologia apresenta algumas vantagens para caminhões de transporte, em comparação com os sistemas de baterias elétricas.

Isso porque o motor a hidrogênio acrescenta muito menos peso a estrutura dos veículos. Além disso, pode ser reabastecido mais rapidamente do que o tempo de recarga das baterias de íon-lítio de caminhões puramente elétricos.

Com a iniciativa, a Toyota tenta se posicionar como líder do mercado nascente de caminhões a célula de combustível de hidrogênio. Vale lembrar, que a companhia já comercializa modelos de carros com essa tecnologia, como o Toyota Mirai.

Reprodução

Toyota pretende ampliar em 10 vezes a produção de carros movidos a hidrogênio até 2021. Na foto, o modelo Toyota Mirai. Imagem: Divulgação

Uma das principais concorrentes da fabricante japonesa, aponta a Forbes, deve ser a companhia norte-americana Nikola. A startup, no entanto, vive um momento delicado, em que tenta convencer investidores e clientes que pode entregar veículos comerciais e postos de combustível de hidrogênio, diante de recentes acusações de fraudes, que culminaram no pedido de demissão do fundador da Nikola, Trevor Milton, em setembro.

Via: Forbes