A empresa japonesa Rakuten anunciou a implantação da primeira infraestrutura de conexão 5G totalmente virtualizada do mundo. A nova tecnologia já está funcionando nas regiões metropolitanas do Japão, com promessa de expansão no futuro.

O modelo de conexão virtualizada utiliza de uma infraestrutura em nuvem para realizar o processamento da conexão, o que torna o tamanho total do sistema menor. Isto significa redução de custos e implantação mais rápida da estrutura 5G.

A Rakuten já havia lançado uma estrutura de conexão virtualizada em abril: porém, esta ainda suportava apenas a tecnologia 4G. A mesma infraestrutura foi aproveitada para oferecer o novo produto aos usuários da operadora.

“Após o nosso lançamento 4G bem-sucedido em abril de 2020, estou muito orgulhoso de lançar nossa rede 5G hoje. Os aprendizados com o lançamento da primeira rede móvel nativa da nuvem totalmente virtualizada do mundo nos permitiu aprimorar ainda mais nossa tecnologia subjacente”, comentou Tareq Amin, chefe de Tecnologia da empresa.

publicidade

 

 

Tecnologia aberta

A estrutura virtualizada da Rakuten é arquitetada no modelo OpenRAN: uma espécie de infraestrutura de código aberto, que a torna universal e livre para conexão de outras operadoras, independentemente da empresa por trás da implantação. “O RAN aberto e virtualizado em nossa rede 5G agora está totalmente em contêiner. Essa inovação traz o cloud-stack da teoria à prática”, afirmou Amin sobre a infraestrutura.

Reprodução

Tareq Amin, Chefe de Tecnologia da Rakuten, apresenta a infraestrutura 5G virtualizada da operadora. Foto: Rakuten/Divulgação

Amin também comenta sobre outras características técnicas da rede, como a utilização da estrutura 5G de baixa frequência (sub-6Ghz) e do uso do sistema de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO) para propagação do sinal. “Conseguimos implantar as primeiras unidades massivas de rádio MIMO do mundo em ondas milimétricas (28 Ghz) e Sub-6 Ghz (3,7 GHz), e todas as cargas de trabalho de RAN 5G estão sendo executadas na mesma pilha de software em contêiner para RAN Aberta e Virtualizada.”

Em termos de mercado, a grande vantagem da implantação é que ela não tem aumento de custo para o usuário que já utiliza a rede 4G da Rakuten. É o que comenta o diretor-executivo da empresa, Mickey Mikitani “Menos de seis meses desde o lançamento comercial em grande escala da primeira rede móvel totalmente virtualizada do mundo, hoje a Rakuten Mobile dá mais um passo à frente para transformar a indústria móvel: estamos oferecendo aos clientes 4G e 5G combinados em um plano simples pelo mesmo preço do 4G”.

Fonte: Mobile Time