Ficou um pouco mais fácil lidar com a os impostos e taxa postal cobrada pelos Correios para a entrega de encomendas internacionais. Agora, o aplicativo da estatal da empresa para Android conta com a opção de pagar os encargos da aquisição de produtos importados mais facilmente.

Por meio do aplicativo dos Correios para Android, é possível conferir se há alguma compra direcionada até você cadastrada no sistema. O app mostrará se há algum pagamento pendente para liberação da compra e permitirá gerar um boleto ou utilizar um cartão de crédito para isso.

 Reprodução

Os valores cobrados pelos Correios incluem os impostos de importação de um produto, que são repassados à Receita Federal, e o valor de despacho postal, que é uma taxa direcionada aos próprios Correios. A estatal defende a cobrança, afirmando que “esse serviço inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos (quando houver), além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos”.

publicidade

Há outros recursos importantes chegando ao aplicativo da estatal. Até novembro, a empresa cita que o app também terá a opção de solicitação de revisão dos impostos cobrados, se o usuário os julgar indevidos. Além disso, as novidades também estão a caminho do iOS, mas ainda não há uma data para que isso aconteça.

Segundo os Correios, o recurso foi implementado pensando na temporada mais movimentada do comércio eletrônico, incluindo o Natal e Black Friday, que já se tornou um evento garantido no calendário anual do consumidor. Além disso, o Dia dos Solteiros na China também costuma trazer grandes ofertas que podem ser aproveitadas pelos usuários brasileiros em plataformas como Aliexpress, Wish e outras.