A Amazon apresentou nesta quinta-feira (8) sua primeira van elétrica de entregas, criada em parceria com a startup norte-americana Rivian. O veículo foi desenvolvido sob medida para as necessidades da empresa, que planeja colocar 100 mil unidades nas ruas até 2030, e é parte de uma iniciativa que pretende torná-la 100% neutra nas emissões de carbono até 2040.

Segundo a Amazon, não havia no mercado veículos elétricos capazes de atender às necessidades diárias da empresa e de seus motoristas, portanto a parceria com a Rivian foi estabelecida para acelerar o desenvolvimento de uma solução.

“Quando decidimos criar nosso primeiro veículo de entrega elétrico em parceria com a Rivian, sabíamos que ele precisaria superar em muito qualquer outro veículo de entrega. Queríamos que os motoristas adorassem usá-lo e os clientes ficassem entusiasmados quando o vissem passando por seu bairro e chegando em casa “, disse Ross Rachey, Diretor de Frota e Produtos Globais da Amazon. “Combinamos a tecnologia da Rivian com nosso conhecimento de logística de entrega, e o resultado é o que você vê aqui – o futuro da entrega na última milha”.

O veículo, que não tem um nome, tem características como um conjunto de sensores que é descrito como sendo o “estado da arte”, combinado a tecnologias para auxiliar o motorista no trânsito. Um para-brisa grande oferece melhor visibilidade da via, e câmeras exteriores ligadas a uma tela no painel dão ao motorista uma visão em 360º ao redor do veículo.

publicidade

Sendo um veículo da Amazon, nada mais natural que integração com a Alexa, para consulta de rotas ou previsão do tempo. A porta do motorista é reforçada, para maior proteção, e há luzes de freio ao redor de toda a traseira, para que outros motoristas possam ver melhor quando a van está freando.

Por fim, no baú há um sistema de prateleiras internas com três níveis, para melhor organização da carga, e uma porta atrás do motorista que pode ser aberta ou fechada conforme a necessidade. Tudo isso com emissão zero de carbono.

A Amazon afirma que as primeiras unidades estarão nas ruas nos EUA já no ano que vem, 10 mil estarão circulando até 2022 e todas as 100 mil até 2030. Este é apenas um de três veiculos elétricos de entrega que a empresa está desenvolvendo.

Além da nova van, a empresa está adicionando neste ano 1.800 veículos de entrega à sua frota na Europa e 10 mil veículos elétricos na Índia, que estarão em operação em mais de 20 cidades até 2025. Na União Européia a empresa usa bicicletas elétricas de carga para entrega em alguns centros urbanos, e nos EUA opera 200 bicicletas elétricas de carga na região de Nova York.

Fonte: Amazon