Van Gogh e Frida Kahlo não estão mais entre nós, mas isso não significa que seja impossível aparecer em suas pinturas – ou quase isso. A última atualização do Arts & Culture, aplicativo do Google conhecido por trazer experiências educativas com realidade aumentada, chegou com um conjunto de filtros artísticos para transformar o rosto dos usuários em quadros famosos.

A novidade permite adicionar o próprio semblante a autorretratos de ambos os artistas e ao famoso quadro “Moça com o Brinco de Pérola”, do pintor holandês Johannes Vermeer. Outros filtros mostram aos usuários como eles ficariam vestindo acessórios históricos, como um capacete tradicional de samurai e um colar típico do Egito Antigo

De acordo com o Google, a atualização foi possível graças a parceiros que disponibilizaram suas coleções para a modelagem 3D dos artefatos. “Nesta nova experiência, cada filtro foi criado cuidadosamente para que você possa explorar os objetos em detalhes de alta qualidade e de todos os ângulos”, informa o blog oficial do aplicativo, acrescentando que exibe informações sobre a história e contexto de cada quadro ou acessório selecionado.

publicidade

O Google garante que os novos recursos são processados inteiramente no dispositivo do usuário, e que os vídeos e fotos não são armazenados a menos que ele decida salvá-los ou compartilhá-los com os amigos. Para acessar os filtros, basta tocar no ícone de câmera localizado na parte inferior da interface do app.  

Criaturas pré-históricas

O Arts & Culture é constantemente atualizado com filtros divertidos e educacionais. Em agosto, o aplicativo recriou algumas das criaturas pré-históricas mais sinistras (e fantásticas) que já passaram pela Terra. Uma delas foi o Cambropachycope, um crustáceo marinho que é dono dos olhos mais antigos de que se tem registro (não dois, mas muitos olhos).

Reprodução

Atualização de agosto levou animais pré-históricos à sala de estar dos usuários. Imagem: Divulgação/Google

O pacote de criaturas incluía outros animais bem simpáticos, como o Aegirocassis, um animal marinho de 480 milhões de anos; Opabinia, criatura com cinco olhos que viveu na Terra há mais de 500 milhões de anos; e o esqueleto de uma baleia azul, o maior ser vivo de todos os tempos. 

A atualização trazia ainda um pacote de objetos, permitindo que os usuários dessem uma olhada de perto no módulo de comando da Apollo 11, voo tripulado que levou o homem à Lua em 1969, bem como no traje espacial que foi utilizado na missão; na pintura “O Beijo”, do austríaco Gustav Klimt; e também nos autorretratos de Frida Kahlo.

O Google Arts & Culture está disponível para download gratuito nas lojas do Android e iOS

Via: Google