A Apple entrou com um pedido de registro de marca em Hong Kong para a marca “iPhone for Life”, ou “iPhone para Sempre (ou ‘Vida’)” em tradução livre. O pedido de patente da simples frase, que também é usada em um programa de trocas no Brasil, ainda não foi divulgado ao público, embora a Apple tenha feito a solicitação no começo do ano.

Encontrado em um banco de dados de Hong Kong pelo site Patently Apple, que monitora tais atividades da companhia, o pedido de número ‘305380876’ é classificado internacionalmente em duas classes.

Na primeira, é informado que a marca pode ser aplicada em serviços de loja e varejo – de comunicação, dispositivos eletrônicos de consumo, softwares, acessórios. Na segunda, são listados serviços financeiros – como descontos para cartão de crédito em programas de fidelidade, serviços de assessoria e consultoria financeira.

O site ainda aponta que o programa não foi listado pela Apple em outros mercados. O pedido pode ter sido feito para, como na maioria das vezes, proteger a propriedade intelectual da companhia. Não fica claro, porém, se a Apple está renovando o seu próprio programa de trocas do iPhone.

publicidade

Programa já existe no Brasil

Programa do Itaú permite que clientes usem cartão de crédito para trocar de iPhone a cada 21 meses. Imagem: YouTube/Reprodução

Chamado de iPhone Upgrade Program, o programa da Apple funciona como um facilitador para que o cliente troque de smartphone a cada nova geração, ano após ano. Basta que ele entregue seu iPhone usado como parte do pagamento, e então a Apple fornecerá um desconto a ser abatido do valor final de um novo modelo. O pagamento da diferença é feito é 12 prestações, o que completaria um ciclo de lançamento da geração seguinte.

Uma das especulações é de que a Apple poderia abrir o programa para mais países. Atualmente, ele está disponível apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e China. A primeira e última atualização com adição de países, no entanto, foi feita em 2016. Vale lembrar, também, que a Apple realizará um evento on-line na próxima terça-feira (13) onde deverá apresentar a nova geração do iPhone.

Esta poderia ser uma jogada interessante, inclusive, para o Brasil. Por aqui, já existem programas que permitem aos consumidores trocarem de iPhone todos os anos. Em agosto, por exemplo, uma parceria entre o banco Itaú e a Apple trouxe o programa ‘iPhone pra Sempre’, que dá aos clientes a opção de trocar de aparelho a cada 21 meses – e usa, praticamente, o mesmo nome do registro em português.

Fonte: Patently Apple, 9to5Mac