O “carro elétrico de extremos”. É assim que a Mercedes-Benz apresenta o EQC 4×4², seu conceito de SUV elétrico off-road. O carro usa como base o EQC 400 4MATIC e é um modelo único, desenvolvido por uma equipe interdepartamental sob o comando do engenheiro de desenvolvimento Jürgen Eberle.

“Com o EQC 4×4² como plataforma de tecnologia, a Mercedes-Benz está demonstrando que o amor pela aventura pode ser combinado com estilo de vida e sustentabilidade”, afirma a montadora em seu comunicado oficial. O SUV possui um consumo de energia combinado de 21,3 a 20,2 kWh a cada 100 quilômetros, com zero de emissões de CO2.

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Com 29,3 centímetros de altura em relação ao solo, o EQC 4×4² dobra a distância do EQC regular (14 centímetros). O elétrico ainda é capaz de andar com até 40 centímetros de água (antes eram 15 cm). Os ângulos de aproximação e saída também foram melhorados: 31,8 graus na frente e 33 graus na traseira. “A título de comparação, um Classe G convencional tem um ângulo de aproximação e saída de 28 graus”, completa a montadora.

Mercedes-Benz/Divulgação

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O EQC 4×4² não será comercializado pela Mercedes-Benz. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Outro destaque do EQC 4×4² é a sua proposta de experiência sonora – trazendo sons da própria paisagem para dentro do carro. De acordo com a Mercedes-Benz, a acústica do veículo é composta por sons que fornecem ao motorista um feedback sobre a disponibilidade do sistema. Parâmetros como a posição do pedal do acelerador, velocidade ou taxa de recuperação de energia do carro são processados por uma tecnologia usa algoritmos de design de som inteligente e transmitidos em tempo real para os alto-falantes internos.

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Por fora, a Mercedes-Benz instalou nos faróis um gerador de ruído externo (Acoustic Vehicle Alert System, ou AVAS), exigido por lei em alguns países para reproduzir os sons do carro – e aumentar a segurança para pedestres. Os engenheiros de som da montadora chamaram as caixas de “lampspeakers”.

O EQC 4×4² é o terceiro modelo da família 4×4² da Mercedes-Benz, mas não será produzido em massa ou vendido. O G 500 4×4² foi o primeiro produzido em série a partir de setembro de 2015.

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