Categoras: Vídeos

A complexidade do som dos elétricos

Nem só de vantagens vivem os carros elétricos. Um dos maiores inconvenientes desses veículos é o fato de serem totalmente silenciosos. Como estamos muito acostumados com o barulho dos automóveis nas ruas, essa ausência total de ruídos pode causar acidentes.

Por isso, as fabricantes têm usado sons artificiais nos motores como forma de alertar os pedestres. A Audi acaba de descrever como criou o ruído do E-Tron GT. Segundo o engenheiro Stephan Gsell, o maior desafio foi encontrar um som agradável com o qual o usuário pudesse conviver todos os dias.

Para começar, foi utilizado um tubo de plástico de 2,98 metros com uma ventoinha em cada extremidade. A ideia era criar um som adequado à natureza esportiva do modelo. O resultado não é tão sci-fi como o utilizado no Porsche Taycan, por exemplo, mas também não é uma cópia do barulho de um motor a combustível.

A produção do Audi E-Tron GT deve ser iniciada ainda em 2020 para que o modelo chegue aos consumidores no início de 2021. O preço ainda não foi divulgado, mas deve ser parecido com o do rival Porsche Taycan. No Brasil, o Taycan está em pré-venda desde julho e custa entre 589 mil e 979 mil reais.

Esta post foi modificado pela última vez em 13 de outubro de 2020 23:12

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Acsa Gomes