EnglishPortugueseSpanish

Blue Origin quebra recorde da SpaceX

Redação 13/10/2020 21h07, atualizada em 13/10/2020 23h12

Um foguete reutilizado sete vezes. Este foi o recorde que a Blue Origin bateu hoje. A empresa aeroespacial de Jeff Bezos, CEO da Amazon, lançou a espaçonave New Shepard a partir de sua base no Texas e superou a marca da SpaceX, que já fez seis lançamentos com um de seus Falcon 9.

O New Shepard é diferente do Falcon 9, já que foi projetado para voos suborbitais. O Falcon 9, por sua vez, é capaz de colocar carga em várias posições na órbita da Terra e até de levar carga e tripulação à Estação Espacial Internacional.

publicidade

Um dos equipamentos testados nesse voo é o sensor de alunissagem que está sendo desenvolvido para a missão Artemis, da Nasa, que pretende levar astronautas à Lua em 2024. Outra carga útil a bordo da espaçonave é um novo sistema autônomo para cultivar plantas aquáticas. Futuramente, elas podem ser usadas para complementar a dieta da tripulação.

Sete minutos após o lançamento, o foguete retornou à Terra e pousou verticalmente a cerca de 3 quilômetros do ponto de partida. Três minutos depois, a cápsula chegou. É nela que a Blue Origin espera levar turistas ao Espaço.