Por ser a rede social com o maior número de usuários do mundo, o Facebook tem em seu Marketplace um bom lugar para comprar e vender, com a possibilidade de separar os itens por regiões, como cidades e estados. No entanto, é preciso ficar atento às particularidades da plataforma, com regras sobre o que pode ou não ser comercializado.

Entre produtos novos e usados, é possível encontrar roupas, brinquedos, eletrônicos e até carros e imóveis. Na página de ‘Saiba Mais’ do serviço, o Facebook informa alguns dos itens que são proibidos. Assinaturas ou produtos digitais, armas, munições e explosivos, animais, drogas ilícitas, recreativas ou que exigem receita e produtos de tabaco são alguns dos que figuram na lista, que está disponível na íntegra na página de ‘Políticas Comerciais’, neste link.

 Facebook Marketplace pode ser acessado tanto em desktops quanto em smartphones. Crédito: Facebook/Reprodução

Ferramenta está disponível em desktops e smartphones, pelo ícone da lojinha. Crédito: Facebook/Reprodução

publicidade

O Marketplace pode ser acessado pelo ícone de uma lojinha, tanto em desktops (no lado esquerdo da home do Facebook) como em smartphones Android (na barra superior) e iOS (na parte inferior). Localizado o ícone, o próximo passo é definir se você quer comprar algo ou colocar um item à venda.

Como comprar e vender

Caso queira comprar pelo Marketplace, basta fazer uma busca no campo identificado com uma lupa, clicar no produto desejado e, em seguida, entrar em contato com o vendedor para tirar dúvidas ou acertar detalhes da compra. Vale lembrar que é importante checar as informações do vendedor e a descrição do produto antes de prosseguir com a negociação.

Confira sempre os dados do produto antes de efetuar uma compra. Crédito: Facebook/Reprodução

Para vender, o procedimento é mais detalhado. Primeiro, clique em ‘Vender Algo’, caso esteja em desktops, ou ‘Vender’, em smartphones. Depois escolha qual tipo de anúncio você deseja criar: itens, veículos ou casas, para venda ou locação.

No caso de itens, preencha o anúncio do produto com fotos, título, preço (caso seja gratuito, o valor deve ser zero), categoria, condição (novo ou usado), localização (de onde você está vendendo, disponibilidade (se você tem apenas uma unidade do produto ou vários em estoque) e também se você entrega o produto, ou se será necessário que o comprador faça a retirada.

Preencher a descrição do produto corretamente ajuda no momento da venda. Crédito: Facebook/Reprodução

O anúncio de veículos, por sua vez, necessita do preenchimento de campos diferentes. É preciso escolher o tipo de veículo (carros, motos, barcos, trailers, etc), ano, fabricante, modelo e o número de proprietários, localização, preço e descrição. Em cada tipo de veículo, é possível ainda preencher campos específicos, como cor externa, tipo de transmissão e quilometragem, além dos opcionais airbags, ar-condicionado, carroceria blindada, entre outros.

 

Veículos estão entre os produtos que podem ser comercializados no Marketplace. Crédito: Facebook/Reprodução

Os imóveis também possuem campos específicos. O primeiro passo é definir se é um imóvel para venda ou aluguel. Os tipos de imóveis disponíveis são apartamento, casa, quarto ou casa de campo, sendo necessário detalhar o número de quartos, banheiros, o preço (ou o valor do aluguel por mês) e o endereço. Também há campos opcionais, como a área em metros quadrados, valor do IPTU e condomínio e número de vagas de garagem.

 

Imóveis podem ser anunciados para venda ou aluguel. Crédito: Facebook/Reprodução

 

Se em algum momento você não conseguir avançar nas etapas, é possível que algum campo obrigatório não tenha sido preenchido (ele vai estar destacado em vermelho). Concluída a criação do anúncio, você deve escolher onde ele será divulgado, se somente na área pública do Marketplace ou também em algum grupo de compra e venda que você participa. Depois, é só clicar em publicar e aguardar o contato de possíveis interessados.

Vagas de emprego

Um diferencial encontrado no Marketplace quando acessado por smartphones é a possibilidade de criar vagas de emprego dentro da opção ‘Vender’. O processo é parecido com os demais, sendo necessário preencher campos como título da vaga, nome da empresa que está contratando, descrição do cargo, salário e forma de remuneração (por hora, dia, semana, mês, etc) e opcionais como receber as candidaturas por e-mail, foto ilustrativa, perguntas para os candidatos e exigência de currículo. Por fim, basta publicar a vaga.

É possível criar anúncios de vagas de empregos no Marketplace via smartphone. Crédito: Facebook/Reprodução