A PlayStation Network, plataforma online da Sony para jogos e aplicações conectadas, vem apresentando repetidas quedas em alguns de seus múltiplos serviços. De acordo com o site independente de monitoramento de desempenho DownDetector, às 8h da manhã desta quarta-feira (14), começaram a aparecer relatos mais numerosos que o normal para o horário (entre três e seis reclamações), aumentando gradativamente até as 14h, onde foi registrado um pico de 64 reclamações.

A maior parte das informações refere-se a falhas de conexão com outros jogadores (54%), seguido de queda generalizada (24%) e acesso impossibilitado até via site (18%). Nos comentários, alguns usuários falam que a aceitação de novos termos de serviço relacionados a serviços de comunidade parece resolver o problema.

Reprodução

Gráfico mostra a evolução das reclamações sobre a queda da PlayStation Network de hoje. Imagem: DownDetector/Reprodução

publicidade

Os perfis da Sony no Brasil não se manifestaram sobre o caso, mas canais internacionais da marca PlayStation mencionaram uma lentidão atribuída à “manutenção” de tráfego de rede, uma consequência de “mais pessoas ficando em casa por mais tempo devido ao isolamento social”. Em outras palavras, a Covid-19 ainda deixou muita gente em casa, e mais PlayStations foram ligados por isso.

“Você pode passar por uma experiência relativamente mais lenta ou downloads mais demorados de jogos porque estamos trabalhando com as ISPs [fornecedoras de serviços de internet] para gerenciar o tráfego de downloads”, diz um aviso na página oficial da Sony nos EUA.

“Nós acreditamos que é importante fazermos a nossa parte para atacar preocupações sobre a estabilidade da internet, já que um número sem precedentes de pessoas estão ficando em casa e praticando o distanciamento social. Nós agradecemos o apoio e compreensão de nossa comunidade”.

Paralelamente, hoje marca a chegada da firmware 8.0.0 para PlayStation 4, que traz mudanças para as funções de mensagem privada e de grupo, além de novos avatares e controles atualizados de monitoramento parental. Se o seu console apresentar lentidão, pode ser que a atualização de sistema resolva o problema, mas alguns usuários já relataram que a nova versão do sistema operacional do PlayStation esteja apresentando bugs e outros problemas.

Momentos após a atualização ser distribuída, usuários começaram a relatar em redes sociais que alguns bugs impediam o funcionamento de recursos do sistema. Alguns relatam que o PS4 exibe códigos de erro, como o ‘WS-44369-6’, ‘SU-42118-6’ e outros. Há alguns relatos que afirmam uma inacessibilidade à lista de amigos e queda em outros recursos de acessibilidade.

Fonte: Express