Nesta quarta-feira (14), o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que o Tesla Model S terá um preço menor do que o esperado. Com um misto de provocação e bom humor, Musk escreveu em seu Twitter o novo valor do veículo: US$ 69.420. Em conversão direta, isso equivale a R$ 386.454.

Esse preço não surgiu de repente, em uma ideia brilhante proporcionada por um baseado. Na verdade, tem um direcionamento bem evidente: vencer a concorrência. Isso acontece porque, poucas horas antes, a Lucid Motors, outra fabricante de carros elétricos, anunciou a redução do preço de seu novo sedã. Foi então que Musk apareceu, declarando que “O desafio foi lançado”.

A empresa concorrente anunciou que seu sedã básico custará US$ 77.400 (R$ 430.878 em conversão direta), menos US$ 7.500 advindos de um crédito fiscal. Como a maioria dos compradores se qualifica para o crédito, isso reduz o preço efetivo para US$ 69.900 (R$ 389.126 em conversão direta).

publicidade

Com um novo preço inicial de US$ 69.420, esse seria o segundo corte de preço do Model S nesta semana. No começo da semana, a Tesla discretamente reduziu US$ 3 mil no valor pedido pelo veículo, provavelmente em uma tentativa secreta de superar o anúncio da Lucid. No início deste ano, a montadora também abaixou o preço inicial do Model 3 em US$ 2 mil.

Reprodução

Musk reduziu o preço do Model S para superar o Lucid Air. Imagem: Lucid Motors

O Lucid Air está se preparando para ser um concorrente sério ao Tesla Model 3. O Air tem todo o alcance do Model 3 – até mesmo a versão de entrada de preço mais baixo tem alcance comparável ao do Model S. Além disso, o Air é mais leve, mais rápido e mais novo. O Model S, por sua vez, ainda mantém a mesma forma geral e sensação desde seu lançamento, em 2012.

O CEO da Lucid, Peter Rawlinson, disse recentemente em entrevista ao site TechCrunch que seu sedã básico estaria disponível a um preço “surpreendentemente inferior a US$ 80 mil”. Embora o valor anunciado hoje não seja “surpreendente”, ele coloca o Lucid Air na mesma faixa de preço dos carros esportivos europeus de tamanho médio e bem equipados e, mais importante que isso, na mesma faixa que o Tesla Model S.

Via: TechCrunch