O Windows 10 vai receber em breve uma atualização que permitirá aos usuários mudar a frequência de atualização da tela. Algo especialmente útil para notebooks e desktops “gamer”, que suportam frequências mais altas.

A frequência “padrão” de uma tela LCD é 60 Hz (ou seja, atualizada 60 vezes por segundo), mas nos últimos anos vários fabricantes colocaram no mercado telas que suportam 120 Hz, 240 Hz ou até mesmo 360 Hz. Quanto maior a frequência, mais “suave” é a movimentação das imagens no monitor. Mas no caso dos notebooks, também é maior o consumo de energia.

O ajuste ficará em Configurações > Sistema > Video > Configurações avançadas de tela. Com a atualização, que chegará “no final deste ano”, usuários não terão mais que usar utilitários específicos de fabricantes como a Nvidia, AMD ou Intel para realizar o ajuste.

Reprodução

publicidade

Ajuste de frequência do monitor, breve no Windows 10. Imagem: MSPowerUser.

Sob medida para os gamers

Recentemente foi revelado que o Windows 10 ganhará outro recurso que promete agradar aos gamers: um gerenciador de tarefas otimizado para jogos, integrado à Xbox Game Bar.

A nova aba “Recursos” permitirá que você monitore quais aplicações estão exigindo mais do hardware do seu computador, ao mesmo tempo que analisa o desempenho dos jogos em execução e faz os ajustes necessários para melhorar a sua experiência. A ideia é que o jogador faça isso sem ter que fechar a sessão do seu game, modificando a performance em tempo real.

Em outras palavras, é o fim da combinação “ALT+TAB” ou “CTRL+ALT+DEL” para jogos, já que antes era necessário sair do jogo para executar o gerenciador e promover alterações, e só então voltar à partida. A novidade ainda não tem data de lançamento.

Fonte: MSPowerUser