Já faz algum tempo que o Google Chrome tem o suporte a múltiplos perfis, permitindo que cada usuário em uma máquina tenha o seu próprio conjunto de extensões, marcadores e preferências, ou que um único usuário mantenha perfis para uso pessoal e profissional, por exemplo. Se você usa este recurso, temos uma boa notícia: o Google está implementando uma mudança que promete reduzir o consumo de memória do navegador.

A mudança consiste na forma como o Chrome gerencia a memória alocada para cada perfil. Imagine que você está navegando em um perfil A, e alterna para B. Apesar de não estar em uso, o perfil A continua consumindo memória do sistema e recursos, mesmo que todas as abas de sua sessão sejam fechadas.

Isso porque o Chrome apenas “destrói”, ou seja, descarta completamente a memória usada por um perfil, quando o navegador inteiro fecha. O novo recurso faz com que o Chrome passe a descartar essa memória quando a última aba ou janela do perfil for fechada.

Por enquanto o recurso só está disponível no Chrome 88 Canary, versão em desenvolvimento do navegador (a estável, usada pela maioria dos usuários, é a 86). Para ativá-lo o usuário precisa digitar chrome://flags na barra de endereços, e ativar a opção “Destroy profile on browser close” (Destruir perfil ao fechar o navegador).

publicidade

A luta para reduzir o consumo de memória do Chrome é antiga. Recentemente a equipe de desenvolvimento implementou suporte a um recurso do Windows chamado SegmentHeap que, segundo engenheiros da Microsoft que trabalham no rival Edge, pode reduzir o uso de memória em até 27% em alguns casos. No momento a mudança só está disponível no Chrome Canary.

Fonte: Techdows