Malware de home banking está ativo no Brasil

Com uma técnica bem engenhosa, um novo malware tem procurado usuários de home banking no Brasil para atacar. Batizado de “Vizom”, ele se disfarça de software de videoconferência e se espalha por meio de e-mails de phishing.

Depois de se instalar no computador, o Vizom altera os atalhos dos navegadores instalados no sistema para que executem uma versão modificada do Vivaldi e carreguem seu código. Na sequência, o malware executa o navegador que o usuário tentou abrir para não levantar suspeitas.

A partir daí, o Vizom monitora os sites que o usuário acessa e notifica seus servidores de comando e controle quando detecta o acesso a um banco. Com isso, um operador remoto pode entrar em ação e ter acesso total ao computador da vítima.

Segundo especialistas, esse tipo de malware tem se tornado muito popular na América Latina e é a principal ameaça na região. No momento, o Vizom busca clientes de grandes bancos brasileiros, mas as mesmas táticas já foram usadas em outros países da América do Sul e na Europa.

Esta post foi modificado pela última vez em 19 de outubro de 2020 23:12

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Acsa Gomes