Categoras: Vídeos

Microsoft instala apps do Office sem pedir permissão

As versões web dos aplicativos Word, Excel, PowerPoint e Outlook têm sido instaladas nos computadores dos usuários pela Microsoft automaticamente e sem permissão. A companhia faz isso usando o navegador Edge.

Inicialmente, acreditava-se que era um teste limitado aos Windows Insiders. Só que os apps foram encontrados em computadores com a versão atual do sistema, inclusive em equipamentos da equipe do Olhar Digital. A instalação foi feita na quinta-feira, mas em nenhum momento os apps foram oferecidos ao usuário nem foi solicitada permissão para instalá-los. Eles simplesmente apareceram no sistema.

Parece que a Microsoft está se aproveitando de sua liderança entre os sistemas operacionais para promover seus outros produtos. Como a concorrência não tem acesso a esses usuários, a prática pode ser considerada anticompetitiva.

Como são atalhos para serviços na web, os apps ocupam pouco espaço no computador. Na seção “Adicionar ou remover programas”, nas configurações do sistema, é possível desinstalá-los. Procurada pelo Olhar Digital, a Microsoft ainda não se posicionou sobre o assunto.

Esta post foi modificado pela última vez em 19 de outubro de 2020 23:12

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Acsa Gomes