A Nasa se prepara intensamente para levar o homem de volta à Lua. A missão Artemis está programada para 2024, mas a agência já se dedica ao desenvolvimento da espaçonave que vai transportar os astronautas e de um dispositivo quase prosaico: uma câmera.

Os engenheiros trabalham na ExoCam há cerca de um ano. Com o equipamento, a Nasa quer documentar a aterrissagem e também entender como o pouso afeta a superfície lunar. A câmera vai se desprender da espaçonave à medida que ela se aproxima da Lua. Depois, vai se posicionar na superfície e gravar a chegada ao satélite natural.

Dois testes já foram realizados. No primeiro, a equipe soltou a câmera a uma altura de 45 metros. Já no segundo, foram registradas imagens da nuvem de poeira criada por uma espaçonave pairando. O próximo passo é filmar um pouso.

Segundo Jason Mezilis, líder da equipe, os planos para a ExoCam são ainda maiores. Ele espera que o sistema vá a Titã, a lua de Saturno que pode abrigar vida. Para isso, serão necessários ainda mais testes, já que a superfície desse satélite natural é extremamente delicada.