Categoras: Notícias

Chromebooks ganham quase uma década de suporte do Google

Diferente dos PCs tradicionais, os notebooks que rodam o sistema do Google possuem algumas limitações. Quem opta por máquinas com Windows, por exemplo, geralmente pode recorrer a alguns upgrades de hardware para conseguir rodar a última versão do sistema operacional da Microsoft, o que na prática, acaba estendendo bastante a vida útil do equipamento. No caso específico dos Chromebooks, esse tipo de solução infelizmente não funciona.

Geralmente, esses dispositivos são desenvolvidos com um conjunto de hardware proprietário, o que por si só já torna a tarefa de trocar componentes muito mais complicada. Além disso, como se trata de uma máquina compatível apenas com um sistema específico, é natural que a gigante das buscas tenha que optar por liberar updates por mais tempo antes de tornar o gadget obsoleto.

Vale ressaltar que a companhia já vinha trabalhando em uma nova política de suporte diferenciado desde o ano passado. A partir de agora, alguns modelos selecionados vão contar com até nove anos de updates garantidos pelo Google. A medida visa garantir fôlego extra para que os usuários possam aproveitar os gadgets por mais tempo antes de ter que trocar por um modelo mais recente.

Nova política de atualizações vai estender a vida útil de dispositivos que rodam Chrome OS. Imagem: Savusia Konstantin/iStock

 

Até então, a maioria de dispositivos com Chrome OS recebia atualizações por até seis anos. Pode até parecer um período razoável, mas é importante ter em mente que muitos usuários acabam passando mais do que esse período usando o mesmo aparelho. Ainda mais no caso dos Chromebooks, geralmente destinados a tarefas mais simples, como navegar na web ou editar textos.

Suporte extra para dispositivos da HP e Lenovo

Na página oficial de suporte ao Chrome OS, dois modelos embarcados com o sistema já foram selecionados pelo Google para contar com atualizações por quase uma década. Os modelos específicos são dois laptops voltados para uso profissional em ambiente corporativo, são eles o ‘HP Pro c645’ e o ‘Lenovo ThinkPad C13’. A partir de agora, ambos vão receber pacotes de atualizações e correções de segurança até junho de 2029.

Apesar da notícia ser positiva, não dá pra deixar de destacar o fato dos dispositivos ainda terem um tempo de vida “limitado” frente aos concorrentes que rodam outros sistemas. Mesmo que as máquinas continuem funcionando depois de nove anos de uso, o Chrome OS certamente vai perder compatibilidade com uma série de recursos importantes. Nesse caso, o Google garante que, pelo menos por um tempo, o browser do sistema continue recebendo updates para não atrapalhar a usabilidade do software.

Via: Google Support

Esta post foi modificado pela última vez em 21 de outubro de 2020 10:36

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Gabriel Sérvio