O Reino Unido acaba de inaugurar o primeiro laboratório comercial que tem como objetivo ajudar nos testes de carros sem motorista usando redes 5G e tecnologias via satélite. A iniciativa é parte de um programa apoiado pela operadora de telecomunicação O2 e pela Agência Espacial Europeia.

Batizado de Darwin SatCom Lab, o espaço será usado por empresas que serão convidadas a testar soluções de conectividade para veículos conectados e autônomos (CAVs). Para um primeiro teste, dois carros elétricos Renault Twizy serão usados.

Reprodução

Carros que foram alterados para o primeiro teste do laboratório. Foto: Harwell Campus / Reprodução

publicidade

Ambos foram equipados com sensores Lidar para que sejam controlados diretamente do laboratório e dirigidos pelo campus da Harwell Science and Innovation, na Inglaterra – local em que o espaço está localizado. Derek McManus, diretor de operações da O2, disse que o laboratório é “a próxima etapa para colocar veículos autônomos nas estradas e tornar a rede de transporte do Reino Unido mais verde”.

De acordo com Joanna Hart, gerente de desenvolvimento da divisão espacial da Harwell, o laboratório “oferece às empresas uma visão de futuro e a oportunidade de aproveitar o poder das comunicações 5G e por satélite para tornar suas ideias uma realidade comercial”. Ela ainda acrescente que o espaço está aberto para que companhias internacionais coloquem suas teorias em prática.

Tecnologia a favor do meio ambiente

Outro projeto que também está em andamento no campus utiliza sensores Lidar com o objetivo de rastrear as emissões de CO2 de veículos. A partir de imagens de satélite, é possível ver as áreas pelas quais os veículos passaram e monitorar a biodiversidade local.

Com isso, é pode-se calcular a economia de emissões ao tomar diferentes rotas com base na captura de carbono de árvores próximas.

Via: The Next Web