EnglishPortugueseSpanish

A Nasa realizará um grande evento na segunda-feira (26),  às 14h, para anunciar uma descoberta “empolgante” sobre a Lua. A agência espacial não revelou detalhes sobre a novidade, mas sugeriu que “contribuirá para seus esforços em aprender a respeito da Lua e apoiar a exploração do espaço profundo”.

A Nasa adiantou que a descoberta veio do Sofia (Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha). Sofia é um Boeing 747 modificado que voa alto na atmosfera, permitindo que um telescópio embutido de 9 pés tenha uma visão de nosso sistema solar e do universo mais amplo.

publicidade

Reprodução

O Observatório Voador em Boeing 747 modificado transporta um telescópio refletor de 2,7 metros. Imagem: Reprodução / Nasa

Por ultrapassar 99% do vapor d’água na atmosfera, o que normalmente obscurece nossa visão do espaço, o observatório voador é capaz de “captar fenômenos impossíveis de ver com a luz visível”, segundo a Nasa.

Planos para viver na Lua

O evento também contará com a presença de Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração da Diretoria de Exploração Humana e Missão de Operações na Sede da Nasa, sugerindo ainda que a descoberta é pelo menos aplicável aos planos da agência espacial de viajar e viver na Lua.

Reprodução / Nasa

Nasa tem planos para viajar e, até mesmo, viver no satélite da Terra. Imagem: Reprodução / Nasa

Além do Dr. Bleacher, o evento contará com a presença de Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da NASA; Casey Honniball, pós-doutorado no Goddard Space Flight Center da NASA; e Naseem Rangwala, cientista do projeto para a missão SOFIA.

Fonte: Independent