Segundo uma pesquisa da empresa de análise de mercado SlashData, a linguagem de programação mais popular na atualidade é JavaScript, que incluindo variantes como CoffeeScript e TypeScript é usada por 12,4 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.

A afirmação é baseada na 19ª edição da pesquisa “State of the Developer Nation“, referente ao terceiro trimestre de 2020. Ela inclui respostas de mais de 17 mil desenvolvedores em 159 países, e além da popularidade de linguagens de programação também mede a atitude de desenvolvedores em relação a software Open Source, adoção de práticas de DevOps e uso de tecnologias como contêineres e Kubernetes.

De acordo com o estudo, mais de cinco milhões de desenvolvedores se juntaram à comunidade JavaScript desde 2017. “Mesmo em setores onde JavaScript é menos popular, como em ciência de dados e realidade aumentada e virtual, mais de um quinto dos desenvolvedores a usa em seus projetos”, diz a SlashData.

A segunda linguagem mais popular no ranking é Python, cujo número de usuários é estimado em 9 milhões, e que neste ano ultrapassou Java, que agora esta na terceira posição com 8,2 milhões de usuários.

publicidade

Outras linguagens como C, C++, PHP e C# são usadas por entre 6 e 6,3 milhões de desenvolvedores. Atrás delas vem Kotlin, do Google, e Swift, da Apple, tem entre 2,3 e 2,8 milhões de usuários. Go, Ruby, Objective C, Rust e Lua tem entre 800 mil e 1,5 milhão de usuários.

Números relativos

Vale lembrar que estes números não são uma verdade absoluta, e a popularidade de uma linguagem varia de acordo com a metodologia da pesquisa, número de desenvolvedores entrevistados, sua área de atuação, etc.

Por exemplo, em junho deste ano o ranking da Redmonk mostrava que Python era mais popular que Java, enquanto em outubro a Tiobe mostrava Java à frente, porém em tendência de queda, com Python quase “encostado” e apresentando uma tendência de crescimento.

Ainda assim, para quem pretende seguir uma carreira como desenvolvedor de software, tanto JavaScript quanto Python parecem ser uma aposta “segura” com um amplo mercado de trabalho. A Microsoft tem em seu canal no YouTube cursos de Python e JavaScript, que visam auxiliar quem já tem algum conhecimento em programaçao a dar seus primeiros passos nestas linguagens.

Fonte: ZDNet