O plano Microsoft Mais Brasil anunciou na terça-feira (20), em evento online, que expandirá sua infraestrutura de nuvem também para o Rio de Janeiro. A iniciativa visa encaminhar desempregados para vagas no mercado de trabalho, bem como direcionar para cursos profissionalizantes. Outras novidades também foram divulgadas na ocasião.

De acordo com a gigante da tecnologia, a nova região data center será a Brazil Southeast Region, baseada no estado carioca. No local, vários serviços de nuvem serão oferecidos, entre eles Microsoft Azure, Microsoft 365, Dynamics 365 e Power Platform.

publicidade

Além disso, a Microsoft lançará Zonas de Disponibilidade nesta região em 2021. O objetivo será fornecer energia redundante, resfriamento e rede, assim como suporte a aplicações com maior disponibilidade e tolerância a erros para falhas de data center.

publicidade

IA na Amazônia

Ainda no evento, que contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, a Microsoft anunciou um projeto ousado: a utilização de inteligência artificial na Amazônia. O objetivo será evitar queimadas e o desmatamento já na próxima estação de seca.

O projeto conta com a colaboração da empresa Vale e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Toda a atividade será desenvolvida a partir de uma série de indicadores, como estradas ilegais abertas em regiões de floresta e dados de imagens de satélite. Com estas informações, o Imazon deverá ser capaz de prever com antecedência zonas de desmatamento mais prováveis.

publicidade

Reprodução

Microsoft quer investir na Amazônia com inteligência artificial. Créditos: VDB Photos/Shutterstock

publicidade

“Com os investimentos em qualificação, a expansão de nossa infraestrutura de nuvem e o compromisso de apoiar iniciativas sustentáveis que preservem o diverso ecossistema brasileiro, pretendemos promover mais inovação e crescimento no País”, disse Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

Microsoft Mais Brasil

O plano Microsoft Mais Brasil pretende atingir pelo menos 25 milhões de brasileiros. O projeto é uma aliança com o Ministério da Economia e tem como foco conectar trabalhadores a vagas de empregos relevantes, ao mesmo tempo que conduz outros para cursos de qualificação profissional.

O programa da Microsoft no Brasil também já está incluído na “Escola do Trabalhador 4.0”, que é uma plataforma remota de ensino de iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Sobre os cursos, a gigante oferecerá 20 capacitações de tecnologia em parceria com a ONG Softex. As formações irão desde alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, IA e ciência de dados.

Via: Telesíntese