Atualmente, a principal forma de ativar o Google Assistente é falar sua palavra-chave “Ei, Google“. A empresa, no entanto, está pensando em novas formas de permitir essa interação e começou a testar um sistema que faz com que ele comece a escutar comandos quando reconhece a proximidade do usuário.

Como relata o site Android Central, o recurso é chamado internamente de “Blue Steel”, e seria aplicado exclusivamente a telas inteligentes que utilizem o assistente do Google. Estes dispositivos poderiam ser capazes de começar a escutar o usuário quando perceber que ele está perto aguardando comandos sem precisar do “Ok, Google”.

Não se sabe se o Google realmente tem a intenção de lançar essa função. O recurso foi descoberto por Jan Boromeusz, que se notabilizou por destrinchar recursos do Google Assistente antes do lançamento e, inclusive, revelou um modo escuro para o Nest Hub antes que ele fosse formalmente revelado. Ele estaria rodando um firmware vazado para o Nest Hub Max, o que permite ter acesso a recursos não-lançados. O vídeo publicado por ele no YouTube mostra o sistema respondendo aos comandos sem nenhuma palavra de ativação.

publicidade

Desde o ano passado já se sabe que o Google adicionou um sensor ultrassom em seus dispositivos, emitindo um som inaudível que e medindo o tempo de retorno, o que permite deduzir a proximidade das pessoas. O recurso foi inicialmente pensado para acessibilidade, exibindo letras maiores quando o usuário está distante e menores quando ele está mais perto. O equipamento não seria capaz de identificar quem é a pessoa próxima, no entanto, apenas que ela está próxima. Apesar dessa limitação, o equipamento poderia usar sua câmera embutida para identificar quem está usando.

Não se sabe se o Google pretende seguir adiante com o lançamento do recurso, mas, se for uma ideia que a empresa quer realmente seguir, precisará encarar algumas questões de privacidade, já que a ativação com o “Ok, Google” é a única coisa que garante que a empresa não está escutando todas as conversas no ambiente. Além disso, também precisará tomar cuidado para evitar que o equipamento não confunda conversas com comandos.