Se realmente houver uma comunidade de terráqueos em Marte no futuro, seus integrantes vão precisar se comunicar. E a SpaceX já pensa nisso: a empresa quer instalar uma estrutura Starlink no planeta vermelho para criar uma rede de internet banda larga por meio de satélites.

Segundo Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, será necessário instalar a rede também em outras partes do espaço para a plena comunicação. Ela avalia que é importante desenvolver uma civilização interplanetária. Assim, será possível dar outra chance à humanidade se houver algo horrível na Terra.

Aqui na Terra, a rede Starlink pode ser oferecida em versão beta ao público em breve. Atualmente, há 775 satélites do projeto em órbita, quase metade dos 1.584 necessários para completar a primeira camada ao redor do planeta.

De acordo com Elon Musk, assim que os equipamentos do 13º lote alcançarem suas posições definitivas em órbita, uma versão de testes da rede deve ser liberada. Ela estará disponível no norte dos Estados Unidos e no sul do Canadá.