Among Us‘ é o jogo do momento. Isso porque, somente no terceiro trimestre deste ano, o game teve mais de 86 milhões de downloads apenas em dispositivos móveis (Android e iOS). No título, o jogador faz parte de uma tripulação de uma nave que, enquanto realiza tarefas para manter a missão no espaço, tenta descobrir quem é o impostor que tem o objetivo de sabotar tudo enquanto mata os trabalhadores.

Usuários devem descobrir quem é o impostor alienígena em ‘Among Us’. Foto: Innersloth/ Reprodução

Para manter tudo funcionando, os usuários que fazem parte da tripulação devem realizar algumas missões para que tudo funcione de maneira correta. No início de cada partida, os usuários recebem uma lista aleatória do que deve ser feito durante a jogatina.

publicidade

As tarefas são divididas entre comuns, curtas e longas. Nos dois últimos casos, elas possuem um tempo para que sejam feitas – além de mudarem o número de etapas conforme a duração. As normais geralmente são rápidas, e devem ser feitas por todos durante a partida.

Apesar de não ser possível escolher quais tarefas serão designadas para cada tripulante, o host da partida pode definir a quantidade de cada uma delas nas configurações antes do início do jogo. No entanto, vale observar que há um limite de atribuições para cada personagem, sendo dois do tipo comum, três longas e cinco curtas.

Missões para a tripulação

As tarefas, que são distribuídas pela game de maneira aleatória, devem ser cumpridas antes que o impostor consiga matar parte da tripulação e sabotar a missão. Essa é uma parte muito importante do game – e que pode garantir a vitória.

No caso dos jogadores mortos, eles também devem continuar com suas tarefas, já que são transformados em fantasmas – mas que continuam trabalhando e observando tudo.

Tarefas visuais

Apesar do impostor conseguir enganar os tripulantes parando à frente do mesmo local de algumas tarefas, há algumas que não é possível fingir que se está fazendo. Trata-se das tarefas visuais.

Elas, além de mostrarem ao realizador que estão sendo feitas, são exibidas para quem estiver por perto. Por isso, para obter sucesso como impostor, deve-se evitar esse tipo de atividade. Algumas delas são a reativação do escudo da nave, liberação do lixo acumulado e o escaneamento do personagem.

Impostor deve se misturar com a tripulação enquanto sabota a nave. Foto: Innersloth/ Reprodução

Para enganar a tripulação, no entanto, o impostor tem à disposição uma lista das tarefas comuns que são realizadas pelos outros usuários. Isso faz com que ele saiba o que deve fingir ser feito para passar despercebido. Apesar disso, nenhuma delas é ativa de fato, portanto, não exige nenhuma ação do impostor e nem auxilia na barra de progresso de tarefas da tripulação.

No entanto, é bastante arriscado sair de uma delas após fingir que a fez quando alguém estiver por perto, já que a pessoa pode perceber que a barra não aumentou quando você supostamente terminou a missão. Por isso, seja você um tripulante ou impostor, todo cuidado é pouco dentro da nave.