Há algum tempo, o modo escuro se tornou febre nos celulares e computadores. Enquanto muitos aplicativos e sistemas operacionais já possuem o recurso, o Chrome OS, presente nos Chromebooks ainda não recebeu o seu. O Google, claro, trabalha no tema noturno há certo tempo, e, aparentemente, ele está cada vez mais perto de ser lançado.

Seguindo alguns comandos básicos, é possível colocar o tema em seu notebook. Porém, o recurso ainda não está totalmente finalizado, o que faz com que o modo escuro não funcione totalmente. Um exemplo disso são a barra de título permanece branca em muitos sites e aplicativos.

ReproduçãoGoogle trabalha em modo escuro para Chrome OS. Foto: Android Police

Além disso, vários outros elementos ainda não se adaptaram ao modo, como ícones na página de configurações do Chrome OS e ilustrações no app Explorar. Também não há suporte para aplicativos Android, mas é de se esperar que isso aconteça quando o subsistema for atualizado para Android 11, o que deve acontecer em breve.

publicidade

ReproduçãoJá é possível ativá-lo, mas não está completamente finalizado e possui algumas falhas. Foto: Android Police

Se você é um daqueles fãs assíduos do modo noturno e não quiser esperar que o recurso seja concluído, é possível ativá-lo manualmente. Para isso, basta copiar e locar “chrome:/ flags/#enable-force-dark” e “chrome://flags/#enable-webui-dark-mode” na barra URL e habilitar os sinalizadores no menu. Lembre-se que o comando é válido apenas para notebooks da linha Chromebook e que utilizem o Chrome OS Canary. Ainda é possível tornar o sistema mais escuro ao ativar o “chrome://flags/#dark-light-mode”.

Benefícios

O modo escuro se tornou querido pelos usuários não apenas por uma questão de estilo. Além do visual, o display prioritariamente escuro facilita para aqueles que ficam muito tempo na frente das telas. Além disso, possui benefícios em ambientes com pouca luz, diminuindo o cansaço visual.

Outra vantagem dos temas escuros é que, por conta da redução da emissão de luz, há uma proteção maior para a mácula do olho, uma área na parte central da retina e que possui maior concentração de fotorreceptores. Com isso, a degeneração da mácula é reduzida, retardando a degradação da visão.

Via: Android Police