A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (26) uma atualização para os aplicativos do Microsoft 360 para iPad (Word, Excel, PowerPoint) que adiciona suporte a mouse e trackpad, tornando a experiência de uso destes apps no tablet da Apple mais próxima daquela com a qual os usuários estão acostumados num PC.

Segundo Bill Doll, responsável pelo Marketing de Produto dos apps do Office na Microsoft, ao mover o cursor pela tela ele se transforma na ferramenta mais adequada de acordo com o contexto. Além disso, é “simples e intuitivo” selecionar texto no Word, uma faixa de células no Excel ou redimensionar e mover gráficos no PowerPoint. Para usar o recurso é necessário ter o iPad OS 14 ou superior instalado no tablet.

publicidade
ezgif.com-gif-maker09d1a4fe77a4a40e.gif

Os apps também irão receber novas telas iniciais e uma nova “ribbon” com comandos, fornecendo uma experiência mais “moderna” aos usuários, baseada na linguagem de design Fluent UI, que busca oferecer uma experiência mais consistente em apps entre múltiplas plataformas.

As novas versões dos apps do Office 360 estão sendo distribuídas via App Store, e chegarão a todos os usuários “nas próximas semanas”.

publicidade

Empurroterapia

Recentemente a Microsoft foi pega usando o Edge para instalar a versão web dos apps do Office 365 nos PCs de usuários com o Windows 10. Os apps são PWAs (Progressive Web Apps), as mesmas versões web que podem ser acessadas no site do Office 365. Eles podem ser “instalados” no computador para que rodem em uma janela separada do navegador e ofereçam uma experiência de uso mais similar à de um app tradicional, mas ainda rodam “na nuvem” e precisam de uma conexão à internet para funcionar. Para usá-los, é necessária uma conta Microsoft, que pode ser criada gratuitamente.

Após muita reclamação por parte da imprensa e dos usuários, a empresa cessou as instalações, afirmando ao The Verge que tudo não passou de um bug. O objetivo era transformar quaisquer links para sites fixados ao Menu Iniciar em blocos dinâmicos mais visíveis.

publicidade

Mas o bug transformou links já existentes para o Office Web, que segundo a Microsoft vem sendo adicionados ao menu iniciar desde 2019, em PWAs. Isso é algo que pode ser feito dentro do Edge (usando a opção Apps / Instalar este site como aplicativo), mas que não deveria acontecer por conta própria.

Se você recebeu esta versão do Office Web em seu PC, veja nosso passo a passo sobre como desinstalar os apps.