EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Jogos em nuvem são uma grande aposta da indústria, com Microsoft, Google e Amazon com suas próprias iniciativas no mercado. E agora a tecnologia parece ter se tornado uma solução para a Nintendo. A empresa anunciou dois jogos para o Switch que só poderão ser transmitidos a partir de seus servidores, e não podem ser instalados localmente no console.

Os títulos em questão são “Control”, um dos jogos mais premiados de 2019, e “Hitman 3”. Provavelmente foi a forma encontrada pelos desenvolvedores e pela Nintendo de disponibilizar os títulos para os jogadores no Switch driblando as limitações técnicas do console, que é extremamente popular, mas está muito abaixo do PS4 e do Xbox One em poder gráfico, o que torna difícil adaptar títulos mais exigentes de outras plataformas.

publicidade

Para rodar o jogo, é necessário baixar primeiro um launcher da loja da Nintendo, que não está disponível na eShop brasileira. Então, é possível escolher entre dois modos: o que privilegia desempenho e taxa de quadros e o que valoriza qualidade gráfica. Só após o usuário testar o jogo por alguns minutos e garantir que ele roda direito em sua conexão é possível comprar o Access Pass, que dá acesso ao game completo.

Usuários que estão no Brasil mas com o console em outra região até podem baixar o launcher, mas é pouco provável que tenham uma boa experiência de jogo. Nos testes do Olhar Digital, os controles se mostraram inconsistentes, provavelmente como resultado do lag. O game imediatamente exibiu um aviso de que a conexão não era ideal para rodar o jogo, mesmo com 120 Mbps de download, mais do que suficiente para esse tipo de transmissão, o que é um sinal de que os servidores estão distantes demais de São Paulo para uma conexão com pouco atraso.

A iniciativa de jogos via streaming no Switch não chega a ser totalmente nova. No Japão, onde a conexão de alta velocidade já é norma, “Resident Evil 7” e “Assassin’s Creed: Odyssey” foram lançados para a plataforma desta forma, mas “Control” e “Hitman 3” são os primeiros a estarem jogáveis desta forma no Ocidente.

publicidade