A Bugatti revelou seu novo modelo conceito. O Bolide é um veículo construído do zero para se destacar nas pistas de corrida. A montadora afirma que este é o carro mais rápido e leve que já foi construído, chegando a 498 quilômetros por hora. Para isso, são 1.825 cavalos de potência em apenas 1.240 quilos. Isso resulta em 0,67 cavalos por quilo, uma relação de potência/peso que se alinha aos carros da Fórmula 1.

Apesar desses números impressionantes, o Bolide possui outro destaque: uma pele “morfável” no seu teto. Segundo a Bugatti, a estrutura oferece uma “otimização ativa do fluxo de ar“.

publicidade

ReproduçãoBugatti Bolide é o carro mais rápido e leve já fabricado pela montadora. Foto: Bugatti

Em velocidades mais baixas, é liso como de costume, mas, quando atinge velocidades mais altas, se transforma em um “campo de bolhas” para reduzir o arrasto aerodinâmico. A montadora afirma que a estrutura transformada oferece uma redução de arrasto de até 10% e uma queda de 17% nas forças de sustentação.

O Bolide ainda é apenas um conceito, especialmente pensado para mostrar o que a Bugatti pode fazer com seu motor W-16. A montadora afirmou que o veículo leva apenas 3:07,1 minutos para dar uma volta completa no circuito de Le Mans durante uma simulação. Este tempo é o suficiente para registrar a nova marca da pista, que foi atingida por Kazuki Nakajima com 3:15,337 minutos.

Volkswagen pode vender Bugatti 

O Grupo Volkswagen está prester a vender a Bugatti, conhecida por produzir os carros mais rápidos do planeta, para a Rimac, uma montadora Croata. Segundo a revista inglesa Car Magazine, executivos da Volkswagen já aprovaram a venda, mas ela ainda não foi colocada no papel.

Fundada em 1987, a Bugatti atual é descendente da montadora original, fundada na cidade de Molsheim, no que então era a Alemanha, em 1907 pelo designer industrial italiano Ettore Bugatti. Conhecida por seus supercarros de alto luxo, a montadora foi adquirida pelo Grupo Volkswagen em 1998. Um de seus veículos, o Bugatti Chiron Super Sport, é o carro de produção mais rápido do mundo, chegando à marca de 490,48 km/h em agosto de 2019.

Via: Engadget