Há quase 11 anos, um buscador com uma proposta diferente surgiu. Chamado Ecosia, o site, que é concorrente do Google, tem o diferencial de ajudar o meio ambiente. Isso porque 50% do dinheiro gerado pelas pesquisas é revertido no plantio de árvores.

Atualmente, o serviço, que pode ser acessado pelo navegador ou por aplicativos para smartphones, ganhou bastante notoriedade no Brasil. Essa popularidade repentina ocorreu após a atriz Laila Zaid publicar em seu Instagram um vídeo falando sobre a plataforma.

publicidade

Em sua publicação, a atriz explica como o Ecosia funciona e encoraja seus seguidores a utilizá-lo. “Essa empresa alemã pega 50% desse lucro e planta árvores. Eles têm parcerias com empresas de reflorestamento, ONGs do mundo inteiro, inclusive, no Brasil”, comenta.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Conhece? @ecosia #ecosia

Uma publicação compartilhada por @ lailazaid em23 de Out, 2020 às 7:43 PDT

Ela também comenta que, apesar de parecer, ela não recebeu nada para divulgar a plataforma. No entanto, afirma que apoia totalmente a iniciativa.

O vídeo logo viralizou e fez com que a ideia ganhasse adeptos em várias redes sociais. No Twitter, por exemplo, usuários começaram a divulgar o buscador. Além disso, a ferramenta usada para monitorar as buscas do Google, chamada Google Trends, registrou aumento na pesquisa de termos relacionados ao Ecosia.

Árvores plantadas

O Ecosia costuma usar seu perfil no Instagram para, além de divulgar material sobre o meio ambiente, revelar os dados da iniciativa. Até agora, segundo a empresa, foram plantadas quase 112 milhões de árvores.

Além disso, a empresa reafirma seu compromisso com a privacidade dos usuários. Para isso, todas as pesquisas feitas no buscador são criptografadas e a companhia não armazena nenhuma informação dos usuários.

Como usar

Para usar o Ecosia, o usuário tem várias opções. É possível acessá-lo diretamente pelo computador por meio do site. No celular, além do navegador, o acesso pode ser feito pelos aplicativos disponíveis para smartphones Android e iOS.

Apesar da interface completamente em inglês, o buscador retorna resultados traduzidos e possui uma interface bastante semelhante ao que vemos atualmente no Google. Por isso, os usuários não devem ter dificuldades para utilizá-lo.