Depois de aparecer na versão web e no app Facebook Lite, o Modo Escuro enfim chegou ao app completo da rede social de Mark Zuckerberg para smartphones Android e iOS. O visual alternativo do Facebook é distribuído de forma gradual e já pode ser ativado por qualquer usuário móvel do aplicativo.

O Modo Escuro é um novo tipo de apresentação visual que vem sendo adotado pela maioria das aplicações, graças aos benefícios que traz em sua ativação: o mais óbvio é a recomendação de seu uso para ambientes noturnos ou com pouca luz. Nestas horas, o baixo contraste deste visual é menos agressivo aos olhos.

Reprodução

Modo Escuro do Facebook (à direita) já está em implementação no app oficial para Android e iOS. Imagem: Facebook/Divulgação

publicidade

Há também o adicional de economia no consumo de energia: aparelhos com bateria autônoma, como smartphones, tablets e laptops, acabam gastando menos carga e seguem utilizáveis por mais tempo do que seriam no uso do visual normal.

Conversas sobre o Modo Escuro no Facebook começaram há alguns anos, com a empresa promovendo testes em versões beta de apps que permeiam seu ecossistema – hoje, o WhatsApp, o Facebook Messenger e o Instagram já contam com o recurso em algum grau. Com a chegada da função ao app oficial, o Facebook fecha a nova apresentação por todo o seu ecossistema.

Alterar o visual do aplicativo do Facebook em seu smartphone é bem simples, por tratar-se de uma opção dentro do menu de Configurações. A assessoria de imprensa, em contato com o Olhar Digital, informa que, dada a natureza gradual da implementação, alguns usuários podem não ver a opção para mudar o visual do app de imediato. Nestes casos, a empresa pede que aguardem um ou dois dias.