A Apple anunciou seus resultados do trimestre de 2020 com números muito negativos para o iPhone. A empresa apresentou uma queda de 20% no faturamento com o celular na comparação com o mesmo período de 2019, caindo de US$ 33,36 bilhões no ano passado para US$ 26,44 bilhões.
A queda, apesar de brusca, tem uma explicação. Devido à pandemia de Covid-19, a Apple atrasou em um mês o lançamento do iPhone 12, que normalmente aconteceria no fim de setembro. Como o período fiscal se encerra justamente em setembro, a companhia perdeu o impulso de um novo celular em suas finanças.
A tendência é de que, como resultado desse atraso, o iPhone deve ter um resultado muito mais forte do que o normal no último trimestre, acumulando tanto a demanda que não pode ser satisfeita entre julho e setembro quanto o período de festas de fim de ano, que incluem o Natal e a Black Friday.
Tudo indica que, se o iPhone tivesse sido lançado dentro do prazo normal, o trimestre teria sido estelar para a Apple. A companhia anunciou que suas outras divisões tiveram resultados positivos, com forte crescimento para os iPads, Macs, vestíveis e serviços. Tanto que mesmo com uma queda acentuada no faturamento do iPhone, que é o principal produto da companhia, a empresa teve um leve aumento no seu faturamento no total, que aumentou de US$ 64,04 bilhões para US$ 64,70 bilhões de um ano para o outro.
É interessante observar também como as divisões da Apple se beneficiaram da pandemia, apesar do iPhone, principalmente a divisão de Macs e a de iPads, que por tantos anos viram estagnação ou queda, com mais pessoas buscando equipamento para trabalhar de suas casas.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de outubro de 2020 01:00