Os celulares fazem cada vez mais parte do dia a dia das pessoas para organizar suas tarefas, entrar em contato com amigos e muitas outras atividades. Ao usar o aparelho com muita frequência ou após um certo tempo, não é incomum que a carga de sua bateria passe a se esgotar de forma mais rápida do que o normal.

Por sua vez, quem utiliza um iPhone e atualizou o iOS para a versão 14, talvez tenha notado que a sua bateria não está segurando tanto a carga como deveria, o que pode se tornar um problema no dia a dia. Já para te ajudar nesta situação enquanto não aparece uma solução oficial, o Olhar Digital preparou uma lista com 3 dicas bem simples, mas que podem fazer a sua bateria durar um pouco mais.

Importante

Os procedimentos deste tutorial foram realizados com um iPhone 7 Plus e no iOS 14. Entretanto, estas dicas também são válidas para iPhones que estejam com versões anteriores do sistema.

Não utilize o brilho no máximo e ative o “Modo noturno”

Apesar de utilizar o brilho no máximo ser quase essencial para visualizar a tela do celular em certos ambientes, a verdade é que deixá-lo neste nível constantemente acaba com a bateria do celular de forma rápida. Por sua vez, se você tem um iPhone mais recente e que tenha um display OLED, ativar o seu modo noturno pode te ajudar bastante, já que a cor preta deixa alguns “pixels desligados”.

publicidade

Reprodução

Além de deixar o sistema neste modo, é claro, lembre-se que muitos aplicativos também possuem um modo escuro dedicado como o WhatsApp. Entretanto, não são todos os programas que ativam o modo escuro de forma automática de acordo com o sistema e, por isso, lembre-se de checar suas configurações.

Deixe o seu telefone com a tela virada pra baixo

Ao usar um iPhone, você já deve ter notado que ao receber uma notificação, o iOS acende a tela do celular de forma automática. Já ao ter um iPhone 5s ou mais recente, graças ao recurso “detector de ambiente”, quando o celular estiver virado com a tela para baixo, ela não acenderá ao receber uma notificação.

Esse processo, vale lembrar, não impede que o iPhone reproduza alarmes, sons de notificações ou que vibre.

Desabilite o recurso “Elevar para despertar”

Por padrão, o iOS 14 tem um recurso que permite que o iPhone acenda a tela logo ao ser tirado de uma superfície. Essa função pode até ser útil para certas situações, mas se você mexe constantemente no celular, ela pode mais atrapalhar do que ajudar.

Reprodução

Felizmente, ela pode ser desabilitada de uma forma bem fácil nas configurações de “Tela e Brilho”, assim como sugere a imagem acima.

Utilizar o “Modo Pouca Energia”

Por padrão, o iOS vem configurado com uma série de recursos que podem facilitar o seu dia a dia. Entretanto, muitas destas funções dependem que processos em segundo plano estejam sendo executados, o que faz a sua bateria perder carga de forma mais rápida.

Assim, se você não utiliza tanto tudo o que o iOS pode te oferecer, o “Modo Pouca Energia” desabilita algumas destas funções como o “Hey Siri” e downloads automáticos. Confira como habilitá-lo.

Reprodução

Use o “Modo avião”

Ao estar em um local onde você não tem sinal Wi-Fi nem do plano de dados, o modo avião do iOS pode salvar um pouco da carga de sua bateria, uma vez que ele fará com que o iPhone não fique buscando de forma constante uma rede. Abaixo, veja como ativá-lo.

Reprodução

Limite os “Serviços de localização”

Para funcionar corretamente, muitos aplicativos dependem do serviço de localização do celular, que podem até mesmo rodar quando tais programas se encontram fechados e acabar gastando bateria. Felizmente, nas configurações de “Privacidade” do iOS assim, em “Serviços de localização”, você pode fazer com que este recurso seja ativado apenas ao aplicativo ser aberto.

Reprodução

Pronto! Com essas dicas, você já sabe como fazer a bateria de seu iPhone durar um pouco mais no dia a dia.