O Cloud gaming, serviço de jogos por streaming da Microsoft (previamente conhecido como xCloud) permite que os usuários joguem mais de 150 jogos do Xbox no Windows ou no smartphone/tablet Android. Há ainda a promessa da chegada da plataforma para iOS, mas em uma entrevista, o chefe da divisão de games da empresa, Phil Spencer, não descartou um lançamento para smart TVs, Chromebooks, Amazon FireTV e até mesmo o Nintendo Switch e o PlayStation.

Disponível em 22 países (não há previsão para o Brasil), o Cloud gaming é gratuito para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. A lista de títulos disponíveis inclui alguns jogos bastante recentes, como, como ‘Tell me Why’, ‘Gears 5’, ‘Grounded’, ‘Sea of Thieves’, ‘Forza Horizon 4’, ‘Battletoads’, ‘The Witcher 3: Wild Hunt’, ‘Untitled Goose Game’ e ‘Destiny 2’.

“Optamos [por lançar o Cloud gaming] nos dispositivos móveis porque há um bilhão de telefones Android no planeta. É significativamente maior do que qualquer base de console. Ainda temos que chegar ao iOS em algum momento”, explica Spencer, que então emenda em outras plataformas que podem receber o serviço. “Há smart TVs por aí, há Chromebooks por aí, há FireTV por aí, há muitas discussões”. 

Microsoft/ Divulgação

publicidade

Além do catálogo de jogos do Game Pass, a EA Play deve ser integrado serviço ainda este ano. Foto: Microsoft/Divulgação

De acordo com o executivo, a prioridade no lançamento foi alcançar novos jogadores – mas não descartou ir atrás até de quem tem um aparelho da concorrência. “Eu amo o Switch, eu amo o PlayStation, honestamente, acho que eles fizeram um trabalho incrível como parte desta indústria. Não tenho certeza se esse é o próximo grande grupo de usuários para nós, mas poderíamos estar abertos a essas discussões”, completa Spencer.

O Cloud gaming oferece suporte ao salvamento automático em nuvem, isso faz com que os jogadores possam continuar jogando games que iniciaram em seus consoles onde estiverem. A plataforma também fornece a possibilidade de jogar títulos multiplayer que possuem suporte ao crossplay em qualquer lugar.

No momento do lançamento, serão 22 países que poderão acessar o serviço junto das assinaturas da versão Ultimate do Game Pass. Os locais que receberão acesso são: Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Via: OnMSFT