Apple deve anunciar iMac, Mac Pro e MacBooks com chip Silicon

A Apple já confirmou que realizará um evento na próxima terça-feira (10) e, na ocasião, deve focar na sua linha de computadores. Entretanto, ainda que hajam poucos detalhes, uma nova publicação cita quais podem ser próximos Macs a serem anunciados.

Durante o evento “One more thing“, a Apple deve apresentar três computadores portáteis. Dois serão MacBooks Pro de 13 e 16 polegadas, além de um novo MacBook Air também com 13”. Eles deverão produzidos pelas empresas Hai Precision Industry Co. e Quanta Computer Inc.

A principal mudança nos computadores será interna. Eles devem ser os primeiros do mercado com o chip Apple Silicon, baseado em arquitetura Arm da própria companhia. No exterior, o visual dos computadores não deve passar por mudanças significativas.

Com a mudança, a Apple vai deixar de usar os chips Intel, parceria que começou há cerca de 15 anos. Para a Apple, essa é a maior mudança nos Macs desde o lançamento original dos produtos. No último trimestre, a receita de computadores da Apple atingiu um recorde de US$ 9 bilhões.

Próximo modelo de MacBook Pro deve chegar para o mercado ainda em 2020 com chip Apple Silicon. Imagem: Apple/Reprodução 

A Apple já desenvolve os próprios chips para iPhone e iPad. No Mac, a ideia é trazer exatamente mais poder de processamento, porém com consumo de energia equilibrado. Tanto que, como apontou a empresa, a nova arquitetura permitirá que os computadores possam executar, nativamente, aplicativos mobile do iOS e iPadOS.

Durante o WWDC, em junho, a Apple confirmou que a transição de chips Intel para o Silicon deve durar, pelo menos, dois anos. O primeiro chip que deve ser utilizado pelos computadores pode ser o Apple A14, lançado no novo iPad Air e na linha iPhone 12.

Novo iMac e Mac Pro

De acordo com uma publicação do Bloomberg, a Apple vem trabalhando em um redesign para o iMac. O tudo-em-um também será acompanhado de uma nova versão do Mac Pro, outro desktop da marca, porém voltado para atividades mais pesadas.

“Os engenheiros da Apple estão atualmente desenvolvendo um novo Mac Pro que parece com o design do atual, mas com com metade do tamanho”, diz a publicação. A Apple, claro, não comentou o assunto.

O evento de anúncio dos novos computadores será o terceiro da Apple focado em hardware no ano de 2020. Ainda não ficou claro, porém, se os primeiros dispositivos a chegarem ao mercado com chip próprio da Apple serão os portáteis ou os desktops.

Fonte: Bloomberg