O foguete Atlas V, da United Launch Alliance, será lançado da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, na sexta-feira (6). A missão tem o objetivo de levar um satélite espião do National Reconnaissance Office (NRO) para a órbita terrestre. Mas o que chama a atenção na história é uma citação curiosa encontrada no pôster da missão.

Embora as informações sobre os lançamentos de satélites do NRO sejam sempre um pouco escassas, este parece ser um evento rotineiro, exceto pela arte da missão diferente que inclui uma frase em élfico, um dos idiomas do universo de “O Senhor dos Anéis“.

United Launch Alliance/Reprodução

Arte da peça publicitária sobre a missão da NRO tem inspiração no ‘Senhor dos Anéis’. Imagem: United Launch Alliance/Reprodução

publicidade

O pôster da missão, oficialmente chamada de NROL-101, exibe um tema inspirado na obra do autor britânico J. R. R. Tolkien. A peça publicitária mostra um par de anéis dourados entrelaçados e a frase “A bondade persiste” escrita em inglês e élfico tengwar, a língua fictícia idealizada inteiramente pelo criador de “O Senhor dos Anéis”.

Segundo um porta-voz da United Launch Alliance, a arte e o tema vieram do NRO, que se recusou a explicar a referência à Terra Média.

Tema segue tendência

Não é incomum para o NRO escolher uma citação e um tema para seus pôsteres de missão. Normalmente eles utilizam alguma frase em latim e algum personagem mítico, como um Pégaso ou Thor.

Pixabay/Reprodução

NRO tem o hábito de compor anúncios com frases em latim, mas para a missão NROL-101 optou por frase em élfico. Imagem: Pixabay/Reprodução 

Entretanto, provavelmente, nunca saberemos os detalhes sobre esse tema diferente, assim como provavelmente nunca saberemos as especificações do satélite que está sendo lançado. 

A decolagem foi originalmente marcada para terça-feira (3), mas foi adiada duas vezes devido a problemas técnicos, além das eleições presidenciais dos EUA. Todavia, o lançamento, como já mencionado, está agendado para esta sexta-feira (6).

Fonte: Cnet