Nesta quinta-feira (5) a Apple lançou o iOS 14.2 e o iPadOS 14.2, a segunda atualização importante para os sistemas operacionais recém-lançados pela empresa. O update chega cerca de duas semanas após a primeira correção implementada pela companhia.

As mudanças podem ser baixadas e estão disponíveis para todos os dispositivos que rodam o iOS 14 e iPad OS 14. Para verificar se o update está disponível, basta entrar nas “Configurações” do dispositivo, procurar pela opção “Geral” e, por fim, “Atualização de Software”.

publicidade

A grande novidade das atualizações, como acontece todo ano, é a chegada de 117 novos emojis, que incluem um ninja, dedos estalando, bumerangue, pulmão, coração anatômico, castor, matrioska e uma moeda.

Reprodução

publicidade

Atualização conta com 117 novos emojis. Foto: Apple/Divulgação

Junto dos emojis, o update oferece suporte ao Intercom, ferramenta que transforma os dispositivos Homepod em intercomunicadores que podem ser usados por toda a casa. A principal mudança é que, a partir de agora, os membros de uma família podem se comunicar uns com os outros em casa enviando e recebendo mensagens de voz pelos alto-falantes inteligentes.

publicidade

É possível, inclusive, receber essas mensagens em outros dispositivos do ecossistema da marca, como iPads, Apple Watchs e AirPods. Para enviar as mensagens, basta dizer “Ei Siri, Intercom”.

Na parte do Control Center, há um novo botão para reconhecimento de música por meio do Shazam. Agora os usuários terão acesso fácil ao serviço para encontrar faixas que estão tocando ao seu redor ou nos AirPods.

publicidade

Reprodução

É possível adicionar botão do Shazam ao aparelho. Foto: Apple/Divulgação

Ainda citando o Control Center, há um novo widget que mostra uma lista de álbuns reproduzidos recentemente. Isso funciona como uma sugestão do que ouvir a seguir, com base nos hábitos do usuário.

Reprodução

Widget recomenda os álbuns mais ouvidos pelo usuário. Foto: Apple/Divulgação

A atualização 14.2 também melhora o carregamento dos AirPods em ambos os dispositivos. A partir de agora, os aparelhos devem receber um sistema de bateria otimizado, que retardará o envelhecimento de sua vida útil. O recurso funciona monitorando os hábitos de uso e adaptando-os aos momentos em que o aparelho faz a recarga de bateria dos periféricos.

A partir de agora, o Apple Card terá uma opção para controlar os gastos anuais – anteriormente, o aplicativo mostrava apenas os gastos semanais ou mensais. Além disso, há oito novas opções de papéis de parede, com cenas artísticas e realistas.

Reprodução

Usuários poderão acessar dados anuais de gastos. Foto: Apple/Divulgação

Para proprietários do iPad Air, o update do iPadOS adiciona novas funcionalidades de câmera – que também foram implementadas no iPhone 12. A detecção de cenas é uma delas. Com o recurso, o sistema consegue identificar objetos para melhorar as fotos. Outra novidade é o FPS automático, que reduz a taxa de quadros ao gravar um vídeo em condições de luz fraca.

Atualização tvOS e watchOS

Além dos iPhones e iPads, a Apple lançou atualizações para outros produtos. No caso da tvOS, o software apresenta algumas melhorias no desempenho geral do sistema das Apple TVs, além de corrigir alguns bugs relatados pelos usuários.

No caso do watchOS 7.1, sistema presente nos smartwatches da marca, as mudanças são mais significativas. Isso porque, além da correção de erros, o update adiciona a capacidade de oferecer uma notificação na tela quando o nível dos fones de ouvido for prejudicial para a audição.

Há também a implementação de compatibilidade do aplicativo eletrocardiograma no Apple Watch 4 na Coreia e Rússia. Nesses dois locais o periférico também recebeu o recurso de notificação de ritmo cardíaco.

Por fim, haverá a correção de dois problemas. O primeiro deles impedia que os usuários desbloqueassem o Mac a partir do dispositivo. O segundo corrige uma falha de utilização do Apple Watch em que a tela se mantém escura mesmo quando alguns utilizadores levantam o braço.

Via: MacRumors