EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Com a aproximação do primeiro turno das eleições municipais de 2020 no Brasil, marcadas para o dia 15 de novembro, o Google anunciou diversos mecanismos para levar informações confiáveis aos eleitores durante o pleito. O objetivo é entregar notícias e ainda orientar sobre como a votação ocorrerá, considerando as mudanças por conta da pandemia causada pela Covid-19. As novas funcionalidades valem para o Notícias tanto no desktop quanto para mobile.

A primeira novidade tem a ver com o painel de Notícias do site. Neste local, os usuários poderão encontrar informações checadas por agências de jornalismo confiáveis, o que vai diretamente ao encontro da necessidade de se combater fake news, principalmente em períodos eleitorais. Sobre estes recursos, o blog do Google no Brasil destacou que a empresa “não tem envolvimento no trabalho dos checadores ou nas suas conclusões. Nosso objetivo é tornar ainda mais fácil o acesso ao conteúdo verificado disponível e, assim, ajudar o brasileiro a determinar o que é fato ou ficção neste momento importante”.

publicidade

Reprodução

Novos recursos do Google Notícias têm o objetivo de combate a desinformação durante o período eleitoral no país. Créditos: Jarretera/Shutterstock

publicidade

Informações sobre todo o processo de votação também poderão ser encontradas nesta parte do Google, sendo que o conteúdo será produzido diretamente por um equipe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para chegar até estas informações, basta procurar pelas guias “Principais Notícias” (web) ou “Para você” (mobile) e clicar em “Voto com segurança” e “Seu voto é importante”.

Outra nova função que com certeza fará sucesso é o painel de “Eleições Municipais de 2020 no Brasil”, que após o primeiro turno do pleito, mostrará os resultados oficiais das urnas em tempo real para todo o Brasil.

Combate à desinformação

“Levamos o problema da desinformação muito a sério e acreditamos que uma das melhores maneiras de enfrentar um desafio tão complexo é destacar conteúdo de qualidade em nossos produtos. E é exatamente isso que estamos fazendo no Google Notícias, priorizando as informações oficiais do TSE e criando um hub dedicado às eleições”, ressaltou a empresa.

“Nosso objetivo é ajudar os cidadãos a encontrar conteúdo confiável durante o período eleitoral e esperamos que a nova experiência do Google Notícias seja uma ferramenta poderosa para ajudar a garantir um processo de votação mais informado e seguro para todos os brasileiros”, finalizou o anunciou da Google sobre as novidades nas eleições brasileiras.