Você sabe o que sua equipe de TI tem feito para otimizar processos e melhorar a segurança da sua empresa? Tem ideia de quantos dos seus colaboradores possuem o hábito de buscar qualificação constante? Bem… se isso ainda não havia passado pela sua cabeça, é uma boa hora para começar a pensar sobre o assunto.

As transformações tecnológica e social pelas quais estamos passando nesses últimos meses têm exigido um novo posicionamento de diretores de empresas de TI frente a modelos de negócio e de trabalho. Isso tem ocorrido porque, dia após dia, nós, profissionais da área, enfrentamos diferentes desafios, seja no mundo virtual ou mesmo no físico, que tornam essencial buscar maneiras inovadoras de trabalhar, para oferecer um ambiente corporativo mais seguro e qualificado. Manter um setor de TI bem estruturado dentro das empresas pode gerar diversos benefícios e ajudar as organizações a se destacarem da concorrência.

Como as tecnologias, por óbvio, já fazem parte da rotina, é preciso contar com bons profissionais e ferramentas avançadas para obter resultados ainda melhores. Seja por reduzir gastos com terceirização dos serviços ou para agilizar processos administrativos e operacionais, apostar em um setor de TI qualificado é uma força importante no crescimento do negócio e na melhoria dos processos da empresa.

Mas aí vem a pergunta: “ok, eu sei que preciso estar atento a qualificação de meus colaboradores e ao que executam diariamente, mas como fazer isso em meio a tantas demandas?”. E eu te respondo: com tecnologia. Isso mesmo. Já são inúmeros os programas e ferramentas que tornam a rotina mais dinâmica e eficiente. A gestão da equipe e o planejamento de como ela vai seguir não deve ser diferente. Aposte em transformar inputs e feedbacks sobre seus colaboradores em informações qualificadas. Dessa maneira, será possível estabelecer um fluxo integrado que apoie o planejamento estratégico da empresa e permita saber como está o andamento das equipes, especialmente a de TI.

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Para além disso, separe alguns momentos, dentro de determinados períodos, para dialogar com sua equipe e saber o que é preciso para aprimorar ainda mais a rotina do trabalho. Ofertar cursos para capacitação, organizar palestras motivacionais e abrir um canal para ouvir possíveis problemas também são fortes aliados para solucionar questões internas, propor ações para facilitar processos e, como consequência, gerar mais lucro para as empresas. O investimento não apenas capital, mas essencialmente social, dentro de um setor de TI, faz com que as empresas se sintam mais seguras para tomar uma decisão sem prejudicar o desenvolvimento de processos amparados pela tecnologia da informação.

Em outras palavras, o que quero dizer é que todo e qualquer investimento realizado para melhorar os processos dentro da sua empresa, direcionando à equipe de TI, gera menos despesas e mais produtividade a longo prazo. Por isso, ao tomar essa atitude, os diretores das empresas reafirmam o que é, de fato, empreender de forma coerente e com uma visão aprofundada e planejada dos próximos passos do negócio.