EnglishPortugueseSpanish

Parte dos municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo, 29, para escolher prefeito no segundo turno eleição municipal. Mas 2020 é um ano atípico, com uma pandemia que alterou boa parte da rotina da população, fazendo com que muitos eleitores prefiram não ir ou não consigam comparecer à seção eleitoral.

Para essas pessoas, é possível justificar o seu voto sem sair de casa. Isso é essencial para evitar multas e problemas com a Justiça Eleitoral no futuro, e é possível fazer tanto pelo navegador quanto pelo celular. Já quem não conseguir fazer a sua justifica a tempo poderá realizar o pagamento da multa pela internet assim como mostra este outro tutorial.

publicidade

Vale ressaltar que o TSE só aceitará novos downloads do aplicativo até 23h59 de sábado, 28, no horário de Brasília.

Confira os passos no tutorial abaixo:

Site do TSE

  1. Clique aqui para ser redirecionado ao justifica.tse.jus.br, plataforma digital criada especialmente para justificar o seu voto pelo navegador;
  2. Em seguida, acesse ‘Iniciar requerimento de justificativa’;
  3. Preencha todo o formulário com informações como o Título Eleitoral, nome e data de nascimento. Por fim, selecione a caixa ‘Não sou um robô’ para prosseguir;
  4. Agora adicione seus dados pessoais como e-mail e telefone para contato no novo formulário;
  5. Depois de completar outros dados como turno e qual eleição não vai poder participar, descreva em detalhes o motivo de não poder comparecer no dia da votação.

É preciso anexar uma imagem ou documento que comprove sua justificativa.

Captura de tela do site do TSE para justificativa de voto

Formulário de justificativa de voto pelo site do TSE. Reprodução/Olhar Digital

Por fim, basta clicar em ‘Enviar’ e aguardar a chegada de um e-mail confirmando seu número de protocolo. É importante guardar essa informação para acompanhar o andamento da solicitação.

É preciso fazer uma nova justificativa para cada turno. O prazo para o envio do formulário é de, no máximo, 60 dias contados a partir da data de votação. 

Leia também:

Aplicativo e-Título

Também é possível utilizar o app oficial do Tribunal Superior Eleitoral para justificar o seu voto pelo celular. Antes de mais nada, é preciso que o título de eleitor já esteja cadastrado no sistema digital do TSE. Caso ainda não tenha adicionado o seu documento no banco de dados do aplicativo, o procedimento é relativamente simples:

  1. Baixe a última versão do e-Título disponível para Android ou iPhone;
  2. Preencha os campos necessários com os seus dados;
  3. Por fim, o sistema vai selecionar automaticamente algumas perguntas de segurança para confirmar a identidade do eleitor e vai pedir o cadastro de uma senha. Se chegou até aqui, seu documento foi cadastrado com sucesso. Agora vamos ao processo de justificativa.
Captura de tela do aplicativo do TSE para justificar voto pelo celular

Aplicativo e-Título. Reprodução/Olhar Digital

Justificando pelo celular

  1. Ainda no e-Título, na tela principal, acesse ‘Mais opções’ no menu inferior e selecione ‘justificativa de ausência’;
  2. Em seguida, selecione qual eleição deseja justificar na lista gerada pelo app;
  3. Preencha o formulário com sua justificativa de ausência.

Assim como na justificativa pelo site, é preciso adicionar um documento comprovando o motivo de ausência na seção antes de finalizar a solicitação.

A disponibilidade do recurso é uma forma segura e simples para ficar livre de multas caso não seja possível comparecer na sua seção nos dias de votação. Portanto, se este for o seu caso, ou de algum amigo ou familiar, vale a pena conferir essa função antes de ter que sair de casa apenas para justificar o seu voto.