Aprovados com louvor. A Nasa certificou o sistema de transporte de tripulação da SpaceX após uma revisão completa da missão Crew-1, que levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional. O projeto foi aprovado no Plano de Certificação de Classificação Humana, parte do Programa de Tripulação Comercial da agência.

“Estou extremamente orgulhoso de dizer que estamos devolvendo os lançamentos regulares de voos espaciais humanos ao solo norte-americano, em um foguete e nave espacial norte-americanas”, afirmou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine. “Este marco de certificação é uma conquista incrível da Nasa e da SpaceX, que destaca o progresso que podemos fazer trabalhando em conjunto com a indústria comercial”.

publicidade

A cápsula Crew Dragon é a primeira nova nave espacial tripulada a ser certificada pela Nasa para voos regulares com astronautas desde a criação dos ônibus espaciais, há quase 40 anos. O sucesso da missão Demo-2, que levou os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley para a ISS em maio deste ano foi crítico para essa certificação.

publicidade

“Obrigado à Nasa por seu apoio contínuo e pela parceria para atingir esse objetivo”, disse o CEO e engenheiro-chefe da SpaceX, Elon Musk. “Eu não poderia estar mais orgulhoso de todos na SpaceX e de todos os nossos fornecedores, que trabalharam arduamente para desenvolver o primeiro sistema de voo espacial humano comercial da história a ser certificado pela Nasa. Esta é uma grande honra que inspira confiança em nosso esforço para retornar à Lua, viajar para Marte e, por fim, ajudar a humanidade a se tornar multiplanetária”, completa o executivo.

A missão SpaceX Crew-1 levará os astronautas norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi, da Jaxa, em um voo de seis meses para a estação espacial. O lançamento está programado para as 21h49 (horário de Brasília) do dia 14 de novembro, com o foguete Falcon 9 decolando do histórico complexo de lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A cápsula Crew Dragon deve se acoplar à Estação Espacial às 06h20 (horário de Brasília) do domingo, 15 de novembro.

publicidade

A transmissão ao vivo será feita no canal da Nasa no YouTube, Nasa TV, a partir das 17h30 (horário de Brasília) no dia 14. Além disso, a agência está organizando um evento no Facebook. A SpaceX também deve transmitir o lançamento em seu site e canal do YouTube, como de costume.

publicidade

Via: Nasa