Nesta segunda-feira (9), o YouTube Music anunciou uma nova função para seus usuários. Já conhecido pelo público de outros serviços de streaming musical, o “Meu Mix” é uma ferramenta que cria listas de reprodução com base nos gostos e interesses dos assinantes.

Similar ao “misturas diárias” do Spotify, a nova ferramenta atualiza listas de reprodução com artistas diversos, a partir de cantores que a pessoa já acompanha. Essa playlist mistura músicos favoritos com outros parecidos para apresentar novos artistas ao usuário.

publicidade

A função está disponível na tela inicial da nova versão aplicativo e, segundo a empresa, o próprio app gera sete listas de reprodução, que estarão sempre à disposição dos usuários.

“Escolha sua vibe e aperte ‘play’ para ouvir horas de música que combinam algumas de suas músicas favoritas com novas favoritas”, diz a empresa.

publicidade

ReproduçãoServiços de streaming musical somam mais de 400 milhões de assinantes no mundo; Spotify é o mais popular. Foto: Burdun Iliya/Shutterstock

Atualização do app traz outras novidades

A função chega junto a uma reformulação do aplicativo do YouTube Music. Agora, o app conta com uma barra de atividades que fornece acesso fácil a playlists musicais para cada momento específico do dia.

publicidade

Também na página inicial, são 4 tipos de playlist indicadas para cada momento do dia: treino, concentração, relaxamento e deslocamentos diários.

Assim, dependendo do que o usuário estiver fazendo, basta acessar o aplicativo e selecionar a lista musical indicada para aquela atividade.

publicidade

YouTube Music perde para concorrentes

Uma pesquisa da MIDiA Research, divulgada em junho deste ano, mostrou que, entre os serviços de streaming de músicas, o mais usado no mundo é o Spotify, com mais de 32% do mercado.

A lista segue com o Apple Music em segundo lugar; Amazon em terceiro; Tencent em quarto; e, por fim, o YouTube Music, na quinta posição, tendo uma fatia de 6% dos assinantes.

O relatório sugere que uma mudança de estratégia do YouTube Music, focando no público mais jovem, poderia fazer a plataforma crescer e até superar os concorrentes.

Fonte: TechCrunch