O IPTV segue na mira das autoridades. Desta vez, a Europa foi palco de uma megaoperação policial que derrubou 5.500 servidores, em uma ação que movimentou 700 policiais em 11 países do continente, com um total estimado de 50 milhões de usuários que já foram identificados.

A ação coordenada pela Agência para Cooperação de Justiça Criminal da União Europeia (Eurojust) visava atacar um dos principais fornecedores de IPTV pirata na região a pedido do governo italiano, que mirava atacar a propagação dos “pezzotti” (plural de “pezzotto”), um tipo de TV Box preparada para o streaming pirata.

A operação coordenou as forças da Alemanha, da Bulgária, da Eslovênia, da França, da Grécia, da Holanda, da Lituânia, da Romênia e da Suécia. No dia “D”, todos esses países se movimentaram contra os prestadores desse tipo de serviço e conseguiram confiscar os servidores, utilizados para transmitir filmes, séries, canais de TV ao vivo e esportes.

Como relata o TorrentFreak, A operação, chamada de “A Tempestade Perfeita”, além de interromper as transmissões piratas, também derrubou 350 canais de Telegram e plataformas de gerenciamento utilizadas para controlar as redes.

publicidade

Além do equipamento confiscado e da interrupção das atividades, a operação conseguiu alcançar o suspeito de liderar da rede, que coordenava a rede de IPTV. Com sua prisão, foram apreendidos computadores, equipamentos de comunicação, ferramentas de processamento de pagamentos, carros de luxo e 334 contas no PayPal, somando uma quantia de mais de 10 milhões de euros, que é o lucro estimado da operação pirata.