Na última quarta-feira (11), a Honda recebeu aprovação de autoridades do Japão para começar a vender carros autônomos nível 3. Isso faz com que, segundo a empresa, eles sejam o primeiro do mundo a comercializar veículos com essa evolução.
Para entender o que isso significa, devemos ter em mente que os carros autônomos são classificados em uma escala de zero a cinco – sendo o mais baixo um carro normal e o último nível é um meio de transporte totalmente automático, sem a presença de pedais, volante e assento do motorista.
Dito isso, a empresa planeja começar a vender o Honda Legend, que é totalmente autônomo, no Japão antes do fim do ano. Segundo a Honda, a empresa terá à venda a tecnologia de direção autônoma mais avançada disponível atualmente.
Por ser considerado um nível três, o veículo da marca consegue dirigir, acelerar e responder a alguns cenários específicos, como decidir desviar e ultrapassar um obstáculo lento. A Audi implementou um sistema parecido em seu modelo A8L 2019. No entanto, devido a atrasos regulatórios, a companhia decidiu descartar o projeto, permanecendo no nível dois.
Empresa afirma ser a primeira do mundo a receber esse tipo de autorização. Foto: Grisha Bruev/Shutterstock
Para que a autorização fosse concedida, o país teve de alterar sua Lei de Veículos Rodoviários para permitir que os novos carros sejam vendidos. Em comunicado, o Ministério de Terras, Transporte e Turismo disse que os veículos autônomos devem desempenhar um papel fundamental no futuro do país.
“Espera-se que os carros autônomos desempenhem um grande papel na solução de vários problemas sociais que nosso país enfrenta, como redução de acidentes de trânsito, garantir transporte para idosos e melhoria da produtividade na área de logística”, afirma o ministério.
Mesmo que a venda ainda seja limitada ao Japão, a Honda deu um grande passo para a indústria automobilística ao colocar nas mãos dos motoristas uma nova tecnologia com essas funcionalidades.
No início deste ano, Elon Musk, da Tesla, afirmou que estava “extremamente confiante” de que a autonomia de nível cinco aconteceria “muito rapidamente”. Ele ainda disse que as funcionalidades básicas para a implementação do último nível estariam “completas este ano”.
No entanto, analistas do setor dizem que as montadoras estão muito longe de chegar à fase quatro, na qual um carro não precisa mais de motorista, serviria apenas para o transporte de passageiros.
Via: TechXplore
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de novembro de 2020 14:50
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