A BMW anunciou na quarta-feira (11) seu novo “carro-chefe” para 2021. A BMW iX será elétrica e entrará na linha SUV da marca. O automóvel deve começar a ser fabricado no segundo semestre do próximo ano e encabeçará as novas tecnologias da companhia. O veículo promete oferecer, além de sustentabilidade, luxo e versatilidade.

O utilitário esportivo será baseado em uma nova plataforma modular da empresa. Ele usará as últimas inovações nas áreas de eletrificação, direção autônoma e conectividade para atender aos clientes que procuram por qualidade de vida e bem-estar de passageiros, motoristas e pedestres. De acordo com o grupo, o objetivo é proporcionar aos usuários relaxamento, segurança e uma nova forma de luxo no processo.

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BMW apresentou sua SUV elétrica para 2021. Créditos: BMW/Divulgação

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Características da BMW iX

A BMW define o novo carro com um design já enraizado que abrange sustentabilidade. Esta característica, segundo a empresa, pode ser observada em várias áreas do automóvel, como na “aerodinâmica otimizada, design leve e inteligente, e uso extensivo de materiais naturais e reciclados, que ajudam a criar uma sensação de luxo e conforto”. Cabe destacar que todo processo de fabricação será realizado de forma sustentável e sem o uso de matérias-primas raras.

Sobre o interior do veículo, o site CNet destacou que “uma tela curva do tipo tablet se projeta para cima do painel para os sistemas do motorista e infotainment, e à frente do motorista está um volante angular”. A publicação também ressaltou a conexão 5G disponível no carro, e o poder de computação de bordo que é 20 vezes maior do que os modelos atuais da BMW.

Sobre os componentes do veículo, já se sabe que a quinta geração da tecnologia BMW eDrive chegará ao mercado com dois motores elétricos, que serão mais potentes, mas que ao mesmo tempo possuem menos tempo de recarga. A expectativa é que a SUV tenha potência máxima de mais 370kW / 500cv, o que é suficiente para impulsioná-la de zero a 100 km/h em menos de cinco segundos.

No anúncio do novo modelo, a BMW deixou claro o objetivo de registrar um valor de consumo de energia excepcionalmente baixo para o seguimento, sendo ele menos de 21 kWh por 100 quilômetros no ciclo de teste WLTP. Desta forma, o carro poderá oferecer uma economia de energia de mais de 600 quilômetros no ciclo WLTP.

Carregamento rápido

É claro o investimento da BMW no modelo iX em relação ao rápido carregamento da bateria. As especificações do novo carro indicam um carregamento rápido com até 200 kW. Isso quer dizer que a bateria do veículo poderá ser carregada de 10 a 80% de sua capacidade total em menos de 40 minutos. Considerando esta informação, a BMW exemplifica que uma recarga durante 10 minutos será o suficiente para ampliar a autonomia do carro em mais de 120 quilômetros.

Cabe destacar que as baterias da nova SUV da BMW são projetadas como parte de um ciclo de recursos de longo prazo, que a empresa diz que “permitem uma taxa de reciclagem alta. Os recursos usados para produzir as células da bateria e a bateria de alta tensão como um todo vêm exclusivamente de fontes renováveis”.