O Google publicou em seu blog sobre inteligência artificial um artigo onde explica como funciona um novo recurso de seus sistema de busca, o “Hum to Search”, que permite ao usuário buscar por uma música cantarolando ou assobiando a melodia.

Este recurso é útil para descobrir qual é aquela melodia que não sai de sua cabeça, conhecida nos EUA como “earworm”. Segundo o Google, pesquisas mostram que ouvir a música original ajuda nesta situação, mas isso é difícil se você não sabe o nome dela ou de onde veio.

publicidade

A principal dificuldade é separar a melodia de outros componentes da música. Uma música tradicional, com voz e acompanhamento, tem uma “assinatura” sonora muito diferente da mesma música quando cantarolada. Além disso, ao cantarolar uma música as pessoas comumente erram a entonação, tempo ou ritmo, o que dificulta ainda mais o processo.

Reprodução

publicidade

Tentativas anteriores de um sistema de busca com base em melodias cantaroladas tentavam gerar uma correspondência entre a canção do usuário e uma versão especial da música, apenas com a melodia. Mas esta abordagem exige pré-processamento das músicas, muitas vezes manual, e reduz a possibilidade de resultados apenas ao conteúdo de um banco de dados limitado

O sistema do Google usa inteligência artificial para extrair automaticamente uma representação da melodia do espectrograma de uma música completa, sem a necessidade de gerar uma versão intermediária. Esta abordagem simplifica o banco de dados, permitindo que ele seja constantemente atualizado com melodias extraídas de gravações originais do mundo todo – mesmo os últimos lançamentos.

publicidade

Durante o desenvolvimento, funcionários do Google usaram um app para enviar amostras de melodias, seja cantarolando ou assobiando, para que o modelo de IA pudesse ser treinado. O “Hum to Search” já esta disponível como parte do Google Assistente. Basta perguntar “que música é esta?”, cantarolar um trecho e esperar um resultado.