A Apple lançou nesta sexta-feira (13) o beta público do iOS 14.3. Ontem (12), ela havia liberado a atualização para desenvolvedores. A atualização, que não tem data de lançamento confirmada, deverá habilitar algumas novas funções nos iPhones. Ela também traz pistas sobre as AirTags, os supostos dispositivos de rastreamento da empresa.

No código do sistema, foi encontrada uma animação que faz referência às AirTags. Os dispositivos deverão ser lançados pela empresa, segundo rumores, para ser usado em bolsas, malas, chaves e outros. A ideia, no caso, seria habilitar uma forma de rastrear itens pessoais usando o serviço Buscar.

Reprodução

As AirTags poderão ser utilizadas no serviço Buscar, disponível para gadgets da Apple. Imagem: AppleInsider/Reprodução

publicidade

A animação também mostra ícone de fones de ouvido que podem ser, no caso, os AirPods Studio. O modelo over-ear era esperado para ser apresentado ainda em 2020, o que não aconteceu, já que o último evento da Apple foi há poucos dias e focado no Mac. O iOS 14.3 também deverá permitir que outros rastreadores sejam utilizados com o iPhone.

Suporte ao DalSense do PS5 e ProRAW

Desde o iOS 13, dispositivos da Apple contam com suporte nativo para controles externos. Agora, no iOS 14, a Apple adiciona compatibilidade com o DualSense, controle do PlayStation 5. Por enquanto, o feedback háptico do dispositivo ainda não pode ser utilizado, e não há nenhuma confirmação, também, de que ele possa ser.

Nos modelos iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, o iOS 14.3 também habilita a função ProRAW nas câmeras. O modo captura imagens em RAW, com todas as informações que o sensor puder capturar, mas aplicando melhorias do sistema. Cada imagem, no entanto, pode ocupar até 25 MB de espaço.

Reprodução

Modo ProRAW do iPhone 12 Pro pode ser habilitado nos ajustes, mas conta com um atalho na interface da câmera. Imagem: @KyeMaloy (Twitter)/Reprodução

Em alguns países, dependendo de decisões de órgãos reguladores de práticas de mercado, o iOS 14.3 também deverá exibir sugestões de aplicativos de terceiros na configuração inicial. O destaque, aqui, é que a União Europeia tem endurecido suas leis contras grandes empresas de tecnologia.

No iOS 14.3, o aplicativo Saúde agora conta com uma seção para registrar dados de gravidez. Nos ajustes do sistema, a Apple também incluiu o buscador Ecosia – que vem como opção ao Google, Yahoo, DuckDuckGo e Bing.

Vale notar que não é recomendado instalar a atualização, ainda em fase beta, em dispositivos pessoais. No dia de ontem, os servidores da Apple passaram por instabilidade na hora de liberar o macOS Big Sur para usuários do Mac. O problema, entretanto, já foi corrigido.

Via: AppleInsider