A mais recente versão do sistema operacional dos iPhones, o iOS 14, chegou no fim de setembro com uma série de novas funcionalidades que podem mudar a forma com que os usuários interagem com seus smartphones. Algumas delas tornam a experiência de uso mais prática, personalizada e até mais segura para quem usa o sistema.

Conheça a seguir as melhores funcionalidades do iOS 14, o mais novo sistema móvel da Apple:

publicidade

Aplicativos padrão

Agora, com o iOS 14, o usuário poderá decidir quais são os aplicativos padrão para a execução de funções específicas do telefone, como navegadores, e-mail, mensageiros e mapas.

publicidade

Esta é uma função presente há um bom tempo em telefones que utilizam o sistema Android, e somente chegou para o smartphone da Apple nesta atualização. É uma ótima opção de customização para usuários que interagem com suítes de aplicativos específicos de certas empresas, como o Google ou a Microsoft.

Widgets

Reprodução

publicidade

 

O iOS 14 trouxe a possibilidade de utilizar widgets em qualquer página da área de trabalho do sistema. Assim, a Apple quebra a organização de mantê-los somente em uma página específica, sendo possível arranjá-los da maneira mais conveniente ao usuário.

publicidade

‘Esconder’ apps pouco usados

Reprodução

Aqueles aplicativos úteis, mas pouco usados, podem ser escondidos em uma biblioteca de aplicativos. O objetivo é tornar a navegação mais intuitiva, tendo à mão os apps mais utilizados e guardando aqueles que não precisam ser abertos cotidianamente.

Privacidade

No iOS 14, a Apple decidiu por dar maior controle sobre o compartilhamento de dados do usuário com terceiros, em novas opções de privacidade que são encontráveis nas configurações do iPhone.

A decisão mostra a preocupação da empresa em resolver problemas judiciais envolvendo países que são críticos ao compartilhamento de dados dos usuários de maneira automática. Um exemplo são as nações participantes da União Europeia, que vem travando batalhas nas cortes contra as big techs neste sentido.

Por outro lado, anunciantes também reclamaram da decisão, alegando que isto pode atrapalhar a eficácia de anúncios que se utilizam de informações dos usuários para entregar conteúdos específicos.

Messages

Reprodução

O mensageiro nativo do iPhone tem novas funções também. Agora, é possível fixar conversas no topo da busca inicial do app, o que torna mais simples o acesso a chats cotidianos. Também está habilitada a função de menção a um usuário específico em um grupo, e também o reply para uma mensagem, em forma de thread.

Fonte: TheNextWeb