A nova versão do aplicativo da Netflix para smartphones Android traz um indício de algo interessante: de acordo com um detalhamento no código da atualização, disponibilizada recentemente pela empresa, a plataforma de streaming de séries e filmes pode estar em vias de ganhar uma função de desligamento automático – ou “sleep timer”.

A versão mais atual (v7.82.1) traz em seu código uma linha programável com citação ao “Timer”. Ela não traz nenhum acionamento específico para o aplicativo em seu formato atual, mas o fato de ela existir pode ser um indício de que a Netflix estuda a opção para versões futuras. Isso porque é comum que empresas com apps próprios posicionem funções inativas, apenas para deixá-las prontas para adoção no futuro.

publicidade

Também é verdade, porém, que tais funções podem ser removidas mais para frente, então não há como afirmar que a Netflix vá adotar o recurso neste momento.

Reprodução

Netflix não conta com desligamento automático, e o que mais se aproxima disso é o alerta “Tem alguém assistindo?”, que a plataforma envia ao usuário quando fica ociosa. Imagem: Netflix/Reprodução

Solução definitiva?

A função “sleep timer” é bem comum na maioria dos produtos eletrônicos: televisores inteligentes e até alguns aplicativos contam com o sistema, que basicamente consiste em acionar o desligamento automático após um tempo prolongado de ociosidade. A grosso modo, se deixar seu aparelho ligado por muito tempo – ou se prefere dormir com a TV ligada, por exemplo –, você pode ajustar as configurações para que ele desligue depois de um tempo pré-determinado.

A Netflix, hoje, não conta com isso. Entretanto, há nela uma função semelhante: de tempos em tempos, caso você não insira nenhum comando durante a execução do app (seja na TV, laptop ou no smartphone), a própria plataforma de streaming vai interromper a exibição do conteúdo e perguntar se “tem alguém assistindo”, listando as opções “Continuar assistindo” e “Sair”.

Boatos recentes afirmam que a Netflix estaria em vias de eliminar este recurso. Embora isso não tenha sido confirmado até o momento, a menção ao “sleep timer” na nova versão do app da empresa para Android pode reforçar esta teoria: a Netflix estaria se livrando do que é paliativo a fim de inserir algo mais definitivo.

Naturalmente, a empresa não comentou as informações.

 

Fonte: XDA Developers