O Firefox é um navegador de bastante tradição nos computadores que sempre está sendo atualizado e vem até mesmo ganhando cada vez mais recursos nos celulares. Já nesta semana, assim como o Google Chrome, o Firefox também foi atualizado para PC e Android.

Apesar de ter recebido alguns recursos bem interessantes e até mesmo importante, a maioria das novas funções não estão tanto em evidência. Assim, para te ajudar, o Olhar Digital mostra a seguir quais são as principais novidades do Firefox 83 e como usá-las. Confira!

publicidade

Modo HTTPS para todas as janelas

Já não é de hoje que o protocolo HTTPS é cada vez mais utilizado em praticamente qualquer site para oferecer segurança a seus usuários. Por sua vez, os navegadores, é claro, também implementam mais formas para que eles possam ser utilizados sempre que possível.

Reprodução

publicidade

Assim, nesta última versão, o Firefox que já tinha o suporte para sempre optar por conexões HTTPS ganhou uma opção para que “todas as suas janelas/guias abertas”, o que te ajuda a evitar que você abra por engano um site qualquer sem proteções. A nova função, apesar de útil, vem desabilitada por padrão, mas pode ser habilitada nas configurações do Firefox, assim como sugere a imagem acima ou pelo endereço “about:preferences#privacy” sem as aspas.

Mudanças na busca da barra de endereços

Além de digitar o endereço para acessar sites, muitas pessoas utilizam a “barra de endereços do navegador” para fazer buscas. Pensando nisto, assim como o Chrome já fazia, o Firefox implementou algumas melhorias por ali, que são:

publicidade
  • Ao selecionar um ícone da barra de endereços, as buscas e sugestões serão do serviço ou item escolhido;
  • Ao fazer a procura por uma URL com “suporte a buscas”, você poderá procurar o que deseja diretamente no site ou mecanismo desejado;
  • Agora, pela barra de endereços, você pode buscas por itens como: favoritos, abas abertas e histórico.

Abaixo, você também confere uma captura da tela, que mostra alguns dos principais itens novos da busca da barra de endereços.

Reprodução

publicidade

Suporte para o preenchimento de formulários em arquivos no formato PDF

O formato PDF sempre foi muito popular e, cada vez mais, empresas pedem que formulários sejam preenchidos através deles. Assim, a versão 83 do Firefox vem com o recurso “AcroForm”, que permite justamente a você preencher estes formulários sem depender de aplicativos de terceiros.

Modo Picture-in-Picture com suporte a atalhos de teclado

O modo Picture-in-Picture é bastante popular com pessoas que precisam realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo por permitir que um vídeo continue sendo reproduzido em uma janela flutuante. Já na nova versão do Firefox, a boa notícia é que os vídeos sendo reproduzidos desta forma podem ser controlados por atalhos de teclado.

Reprodução

Para te ajudar, acima, você pode conferir quais são os principais atalhos de teclado para o modo PiP do Firefox de acordo com a própria Mozilla. Os outros detalhes de como este modo funciona podem ser conferidos neste link.

Novas extensões para o Android

Muitos navegadores para Android ainda não oferecem um grande suporte a extensões ou complementos, mas a Mozilla quer mudar isto. Assim, na versão 83, o Firefox ganhou o suporte a mais extensões, sendo elas:

  • FoxyProxy;
  • Bitwarden;
  • AdGuard;
  • AdBlocker;
  • Tomato Clock;
  • LeechBlock NG;
  • Web Archives;
  • Ghostery.

Outras melhorias

Além de todas estas novidades listadas acima, a Mozilla também fez outras mudanças que podem melhorar o carregamento de páginas em até 12%, além de diminuir o consumo de memória. Não apenas isto, quem está com o Windows 7 ou Mac OS 10.12, 13, 14 e 15 também passarão a receber o suporte ao WebRender.